O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participou na última quinta-feira (07/10) da reunião do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Estado (FEPETImt). Na ocasião, estiveram em pauta o combate aos acidentes de trabalho na construção civil assim como ao trabalho infantil e às condições análogas ao trabalho escravo.
Especificamente quanto ao trabalho infantil foi apresentado um estudo realizado nas feiras livres de Cuiabá onde foi confirmada esta prática. "Essa atividade é estimulada pelos pais que levam os filhos às feiras de madrugada e os mantêm como vendedores", revelou a secretária adjunta de Políticas Sociais do Sintep/MT, Edina Martins de Oliveira, que representa o sindicato no Fórum. Os pais das crianças foram orientados a evitar a prática sob pena de denúncia no Ministério Público Estadual. Além disso, o FEPETImt deve estender os estudos a todos os municípios mato-grossenses a fim de combater esta realidade. Uma audiência com o governador Silval Barbosa para tratar do tema também foi solicitada.
Os estudos também serão estendidos para traçar a realidade do Estado quanto aos acidentes de trabalho na construção civil e trabalho escravo. "Essas iniciativas são muito importantes para que saibamos definir os focos de trabalho", disse a sindicalista. "Nosso objetivo é estender esse debate com a sociedade para que todos sejamos vigilantes no combate a essas práticas", finalizou.

Cuiabá, MT - 11/10/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6771-6780 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter