Até esta sexta-feira (15), cerca de 600 pessoas participam do Encontro de Educação Infantil e Educação do Campo, em Sinop, a 503 km de Cuiabá. Além de profissionais da região Norte de Mato Grosso, o evento conta com representantes de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará e do Ministério da Educação (MEC).

A realização é do Fórum Mato-grossense de Educação Infantil, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria Municipal de Educação de Sinop. O objetivo é incitar o debate sobre políticas públicas voltadas para a Educação Infantil e Educação do Campo. "Essa discussão deve chegar ao interior das escolas, porque são temas pouco abordados", ressalta o secretário adjunto de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Dirceu Blanski, que participa do encontro.

Segundo o sindicalista, apesar da legislação federal reconhecer a necessidade de mais investimentos no ensino infantil, o debate ainda não é pautado de forma efetiva. "Os próprios profissionais da educação e os gestores públicos precisam perceber a importância tanto da Educação infantil quanto do campo", salienta. Ele frisa que o ensino ofertado nas escolas rurais geralmente é esquecido e excluído das discussões centrais.

O encontro ocorre apenas em cinco cidades brasileiras, escolhidas para representar as regiões do País. O principal desafio, de acordo com Dirceu Blanski, é a formação específica dos professores e funcionários de escola para atuarem no campo. "Os trabalhadores da educação devem ser habilitados para ensinarem nas comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, pois essas modalidades representam culturas diferentes".

Programação - O presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, participará como debatedor da mesa redonda "A profissão docente e seus desafios na construção de políticas públicas para a Educação", às 8h30 desta sexta-feira. A programação conta ainda com a exposição de trabalhos desenvolvidos nas instituições de ensino do município, que atendem mais de três mil crianças.

Cuiabá, MT - 14/10/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6771-6780 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter