Sintep-MT rebate fala de MM de que a maioria dos educadores se agrada do retorno das aulas

"Para o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, a fala do governador é baseada em uma impressão rasa acerca da realidade do chão da escola."

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (26/07), junto com o secretário estadual de Educação, Alan Porto, para reafirmar a decisão para o retorno híbrido das aulas para o próximo dia 3 de agosto. Na reunião, afirmou para os jornalistas que: “a maioria está se agradando do que está acontecendo na rede (estadual de ensino)”, se referindo à sua decisão em determinar a volta das aulas presenciais.

Mendes ainda afirmou que “tem visitado muitas escolas no interior do estado” e que chega a “ficar emocionado com depoimentos de professores” que, segundo o governador, dizem estar prontos para retornar às atividades presenciais. O governador chegou a comparar mais uma vez, escolas particulares (cujas atividades já tiveram início), com as escolas públicas.

Para o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, a fala do governador é baseada em uma impressão rasa acerca da realidade do chão da escola. “Gostaríamos que nossas escolas tivessem uma excelente estrutura física, tecnológica e que fossem equipadas como as escolas particulares que foram citadas por Mauro Mendes, mas nós, que realmente vivenciamos a escola pública no dia a dia, lidamos com um cenário bem diferente, com unidades sem reforma, sem ventilação adequada, algumas nem banheiro tem”, disse Valdeir.

O governador disse ter visitado 15 municípios em 3 dias e que nessa viagem “pôde ver de perto a realidade das escolas na região do Araguaia”. Para o Sintep-MT, infelizmente, visitas que dão tempo apenas de posar para fotos oficiais da agenda política do chefe do executivo, não são suficientes para avaliar a realidade dessas instalações. “O governo teve bastante tempo para pensar e planejar esse retorno. Um dos balizadores para isso é a vacinação dos educadores, no entanto, Mato Grosso está sempre entre os últimos do país no ranking da vacinação. Visitar rapidamente algumas poucas escolas, do universo de mais de 700 unidades em todo o estado, e tirar uma impressão a partir daí, não deve nem ser levado em consideração”, disse Valdeir.

Questionado sobre o transporte público escolar e o risco de disseminação da Covid-19 entre o público que se utiliza desse meio de locomoção, ao invés de apresentar alternativas para conter a contaminação dentro dos ônibus, Mauro Mendes se limitou a dizer que os jovens que não estão indo à escola, “com certeza não estão ficando em casa” e que, “se eles podem ir a todos os outros lugares, porque não ir à escola também, já que mesmo com a vacina, todos devem ser contaminados com o vírus?” 

Para o presidente do Sintep-MT, Valdeir, mais uma vez, a fala do governador denuncia a falta de um planejamento detalhado para o retorno presencial. “Ninguém quer mais o retorno do que nós, educadores, que nunca deixamos de trabalhar e sabemos dos desafios do ensino remoto. Mas, obrigar o retorno sem ter planejado medidas protetivas como no transporte escolar, sem apresentar um protocolo de testagem coletiva constante, sem dizer como vai ficar a situação dos profissionais e estudantes que tem comorbidade... isso é jogar com a vida das pessoas e agir com irresponsabilidade. Ao contrário do que diz o governador, não fazemos sindicalismo ‘do contra’. Nossa atuação é para proteger a vida dos educadores, dos alunos e seus familiares, por isso, estamos sempre cobrando políticas públicas que sejam eficientes, para que não sejamos tratados como cobaias para ‘ver no que vai dar’”, disse Valdeir.

Quanto à determinação do governador para o retorno já no dia 3 de agosto, o Sintep-MT marcou uma Assembleia Geral com a categoria, para deliberar quais medidas serão adotadas pelos trabalhadores da educação. A Assembleia será no dia 2 de agosto.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.


Cuiabá, MT - 26/07/2021 16:38:50


Print Friendly and PDF

Exibindo: 81-90 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter