Sob coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), representantes de 20 Estados brasileiros estão reunidos no V Seminário Nacional do Projeto DST/AIDS. O evento ocorre até amanhã (08), em Recife (PE), com o objetivo de avaliar as ações relacionadas ao tema desenvolvidas ao longo de 2010.

Além disso, a intenção é planejar o projeto para 2011. "Segundo a avaliação da IEAL, os países da América Latina que mais se destacaram este ano foram o Brasil e a Argentina", informou o secretário de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes. A vice-presidente da entidade, Jocilene Barboza, também participa do evento.

O lema do programa é "Quem luta pela educação tem muitas causas e uma grande missão: Mudar atitudes". Segundo o sindicalista, esta também deve ser uma preocupação da escola. "O espaço escolar é responsável pela formação integral dos alunos, porque é um ambiente de convivência e de relacionamentos". Nesse sentido, temáticas ligadas à saúde e à sexualidade precisam fazer parte do conteúdo aplicado em sala de aula.

O Projeto DST/AIDS é desenvolvido há três anos e apresenta resultados positivos. "Enquanto na África a iniciativa é focada na busca pela cura, em função do grande número de casos, o Brasil trabalha com a lógica da prevenção, extremamente importante no combate à doença", ressaltou o secretário de Políticas Educacionais do Sintep/MT. Em Mato Grosso, por exemplo, houve um aumento significativo de municípios envolvidos na iniciativa. Para ele, 2010 foi o melhor ano no Estado no que diz respeito à implementação do projeto.

A expectativa é que no próximo ano cada vez mais escolas incluam a temática no cotidiano de ensino. "Mas também precisamos da colaboração da categoria para intensificar o monitoramento desta demanda, nos encaminhando relatórios das atividades desenvolvidas nos municípios", alertou. Cáceres, Primavera do Leste e Tabaporã são alguns dos exemplos que aderiram à iniciativa. Além do grande número de ações nas cidades, ele destacou a reformulação do Grupo Gestor Estadual (GGE) e a maior participação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) como fatores que contribuíram diretamente para o sucesso do Projeto no Estado.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 07/12/2010 00:00:00


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