Representantes dos sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) participam, hoje (10), do Conselho Nacional de Entidades (CNE), em Brasília (DF). O objetivo do evento é definir as prioridades do 31° Congresso Nacional da CNTE, que ocorre entre os dias 13 e 16 de janeiro de 2011, cujo tema principal é o Plano Nacional de Educação (PNE) na ótica dos trabalhadores da educação.
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) será representado no evento por 32 delegados e seis suplentes. "Estamos reafirmando as proposições resultantes da Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada em 2010", explicou o presidente do Sindicato, Gilmar Soares Ferreira. Uma delas é o regime de colaboração entre os entes federados. "É preciso assegurar que a cooperação entre município, Estado e União ocorra de forma clara e concreta", acrescentou.
Outra questão encaminhada pela Conae é a elevação do investimento em Educação. A categoria almeja a destinação de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 e, com aumentos gradativos, atingir os 10% em 2014. "São bandeiras fundamentais para proporcionar atendimento de qualidade aos alunos, que devem ser intensificadas pelos profissionais a fim de garanti-las na redação do novo PNE", frisou o presidente do Sintep/MT. O texto do Plano que entrará em vigência no próximo ano será encaminhado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional nos próximos dias.
Além de Gilmar Soares, participam do Conselho Nacional de Entidades da CNTE, a vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza; a secretária geral, Vânia Miranda; e o secretário de Políticas Educacionais, Henrique Lopes.

Cuiabá, MT - 10/12/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6681-6690 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter