Os/as trabalhadores/as de Educação da rede municipal de ensino de Barão de Melgaço (está a 123 Km de Cuiabá, capital do Estado), há mais de 40 dias em greve, decidiram montar acampamento na entrada da cidade a partir do dia 08 de setembro.

A decisão da Categoria, aprovada na assembleia realizada no Plenário da Câmara Municipal, nesta terça-feira (02/09), foi após avaliar com negativa a Audiência de Conciliação promovida pelo Tribuna de Justiça no dia 01 de setembro. O Executivo não apresentou proposta, limitando-se a solicitar o retorno as atividades escolares.

Além da deliberação pela continuidade da greve, com acampamento em uma praça na entrada da cidade e a confecção de um outdoor para ser colocado na entrada da cidade denunciando o prefeito, também aprovou encaminhar documentos ao Ministério Público, informando a situação da greve no município, a Câmara municipal solicitando a formalização do apoio dos vereadores a pauta de reivindicação da categoria e a não aprovação de mensagens do executivo. O secretário de finanças do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Orlando Francisco, e o diretor regional do Sintep/MT, Ricardo de Assis, participaram da Assembleia.

"A decisão da categoria é manter a paralisação até que o prefeito chame a categoria para negociar. Esta é a primeira greve dos/as trabalhadores/as rede municipal ensino de Barão de Melgaço, em 60 anos de história do município. Demorou, mais a categoria está determinada e coesa em torno da defesa dos seus direitos", avalia o professor Ricardo de Assis.

Reivindicações

A categoria está em greve desde o dia 21 de julho, reivindicando a atualização do Piso Salarial Nacional, conforme a Lei 11.738/08) e a reformulação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), com jornada de 30 horas e inclusão dos/as funcionários/as (Apoio Administrativos e Técnicos Administrativos Educacionais).

O Piso Salarial pago aos profissionais de nível médio em Barão de Melgaço é de R$. 593,75,00, ou seja, menor que o salário mínimo, e ainda os funcionários não fazem parte do plano de carreira.

Contato
(65) 9603 - 3628 - Ricardinho Assis, Diretor Regional Oeste
(65) 9971 - 3655 - Orlando Francisco, secretário de Finança do Sintep
(65) 9979 - 3291 - Antônio Carlos de Amorin, presidente da subsede de Barão

 

Ciuabá, MT - 03/09/2014 10:15:49


Print Friendly and PDF

Exibindo: 691-700 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter