Em Rosário Oeste a etapa municipal do IX ENCONTRO ESTADUAL DO SINTEP MT ganhou um destaque diferenciado, pois também foi um momento de mobilização social, visando a construção do Plano Municipal de Educação (PME). O evento aconteceu na terça-feira (09/09) e foi organizado pela subsede de Rosário Oeste do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A mesa de abertura contou com a presença do prefeito João Balbino, da secretária municipal de educação, Vanuzia Santos, representante da equipe técnica que irá conduzir a construção do PME, membros da comunidade escolar, do presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento, da professora Miriam Botelho, vice-presidente do Sintep/MT e presidenta da subsede de Rosário Oeste.

A professora Miriam Botelho, em sua fala na mesa de abertura, destacou a dupla finalidade do evento, porém que tem um só objetivo que é resignificar os planos Estadual e Municipal para garantir uma educação inclusiva.

O presidente do Sintep/MT foi um dos palestrantes com o tema: "A atual conjuntura política e educacional e os desafios dos Sistemas de Ensino na garantia do direito à educação". Em sua fala, ele chamou a atenção, especialmente, para o risco que corre o Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado se transformar em uma carta de intensões.

"Temos em Mato Grosso 141 sistemas, em todo o país são 26 sistemas estaduais e 5564 sistemas municipais. Todos os sistemas municipais precisam estar articulados com os Sistemas Estaduais, este por sua vez precisam estar em articulação com o Sistema Nacional para que seja estabelecido o regime de colaboração. Portanto, o objetivo do Plano Nacional de Educação é trabalhar de forma sincronizada com o Município, o Estado e o Governo Federal para que tenhamos ações de formação, valorização, plano de carreira uma série de ações sincronizadas, de forma articulada para que a gente possa, então, promover a educação", explicou o professor Henrique Lopes.

Outro palestrante convidado foi o professor Gilmar Soares, diretor da CNTE e do Sintep/MT, licenciado para o pleito eleitoral. O professor tratou do tema "A gestão e o financiamento da Educação e as perspectivas de valorização profissional com a vigência do novo PNE" .

O professor Gilmar fez um resgate histórico da educação brasileira ressaltando o duro castigo imposto pelos portugueses à população brasileira, negando o financiamento à educação pública. "O ensino não começou público. E até hoje, ainda a elite brasileira, nega recursos para a escola pública", afirmou o professor Gilmar lembrando que até 2010, com no Governo FHC, eram investidos apenas 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação.

Ainda em sua fala o professor apontou os problemas que os/as trabalhadores/as da educação precisam enfrentar para promover uma educação inclusiva e socialmente referenciada. Segundo ele, quando falamos em PME temos que falar dos problemas que temos que resolver aqui em Rosário Oeste e principalmente para garantir o sistema único de ensino. "O Sistema Único de Ensino é um sonho antigo desse sindicato. E envolve gestão dos recursos de forma eficiente, gestão educacional de forma compartilhada e as mesmas condições de trabalho e de valorização profissional", disse o professor Gilmar afirmando que o PME de Rosário já deve começar garantindo a equiparação salarial com a rede estadual.

O terceiro tema "A construção do Currículo inclusivo nas modalidades de Educação Básica e os desafios de formação dos/as trabalhadores/as da educação", foi trabalhado pela professora Miriam Botelho.

A professora reafirmou a posição do sindicato em defender a autonomia da unidade escolar para definir a sua proposta pedagógica. "Historicamente o Sintep/MT aponta que para a superação dos problemas educacionais, além de políticas de valorização profissional que começa com a implantação do piso salarial profissional, garantias de formação continuada é necessário o fortalecimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, avançando para a escola de tempo integral para os alunos com jornada única para os profissionais da educação e regime de colaboração entre entes federados para garantir o justo e total atendimento às demandas educacionais", concluiu a vice-presidente do Sintep/MT.

No período da tarde foram realizados os trabalhos de grupos conforme a orientação da Comissão Organizadora do IX ENCONTRO. Os grupos responderam as questões do caderno de texto base e ainda realizaram um estudo comparativo entre as metas do PNE e o PEE, estabelecendo as articulações necessárias com as metas do PME de Rosário, além de escolher os delegados/as que irão representar o município no Encontro Estadual.

Na avaliação da professora Miriam o evento foi positivo, pois além de desencadear o processo de mobilização social tendo em vista a construção do Plano Municipal de Rosário, o evento realizado em articulação sindicato e Secretaria Municipal de Educação já resultou na revisão da Portaria de Composição da Equipe Técnica de construção do PME incluindo representantes do sindicato.

 

Ciuabá, MT - 15/09/2014 11:52:21


Print Friendly and PDF

Exibindo: 691-700 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter