O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) vem a público REPUDIAR a forma arbitrária com que a secretária municipal de Educação de Sorriso está tratando o movimento sindical e toda a categoria da Educação neste município. 

Nesta manhã de segunda-feira (23.03) a referida secretária deu ordem expressas a gestão das escolas de impedirem a entrada de membro da direção da Subsede do Sintep nas unidades.

Num país democrático, em pleno vigor do Estado de Direito, que assegura entre tantos o direito à sindicalização, como previsto no ART. 8º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL,  e que também assegura de forma plena no seu inciso III – “ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas”, IMPEDIR QUE A DIREÇÃO DO SINDICATO QUE LEGITIMAMENTE REPRESENTA A CATEGORIA BUSQUE a representação dos trabalhadores NO SEU LOCAL DE TRABALHO, é prática autoritária e anti-sindical.

Lamentamos que mais uma vez a educação e seus trabalhadores sejam tão aviltados e desrespeitados. Não bastasse a gestora da pasta da educação vir sistematicamente se negando a negociar a pauta de reivindicação dos trabalhadores da Educação, agora, ela cerceia à direção do sindicato o direito à informação sobre a situação apresentada pelo executivo municipal frente às reivindicações da categoria.

Por esses e pelos demais descasos que estão ocorrendo no município, a categoria organizada pela Subsede do Sintep realizará na próxima quinta-feira, dia 26 de março, uma paralisação de um dia, para reafirmar suas reivindicações e a necessidade do Executivo abrir negociações, a fim de evitar a greve por tempo indeterminado.

São estas as reivindicações da categoria:

-13,01% de reajuste salarial de imediato

- Concurso público para os cargos técnicos, ou seja, os funcionário da educação

- Transparência na aplicação do Recursos da Educação

- Implementação da Jornada de 30 horas semanais, sem redução salarial

- redimensionamento entre as redes Estaduais e Municipais de forma a assegurar o pleno atendimento da demanda prioritária do município na Educação Infantil

- entre outros

A Direção do Sintep-MT reafirma que para garantir a qualidade na educação é preciso respeito aos trabalhadores(as) com a devida correspondência nas ações de valorização profissional e salarial como condição de sua dedicação plena para desenvolver suas funções. 

A Direção do Sintep/MT afirma que, caso a administração continue negar a negociar com a categoria, não se furtará em denunciar a atual administração de Prática Anti-Sindical junto aos organismos nacionais e internacionais.

Sintep/MT – Livre, Democrático e de Luta.

Ciuabá, MT - 23/03/2015 18:36:49


Print Friendly and PDF

Exibindo: 641-650 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter