O Sintep Sinop conquistou junto ao executivo municipal a redução da jornada de trabalhado dos professores da rede municipal, passando a partir do mês de maio de 40 para 38 horas/aulas, sem impacto nos salários. A conquista integra a pauta da categoria formulada em 2014, após uma greve de 43 dias. Apesar do atraso na implementação, os profissionais consideram um passo na caminhada por direito.

Conforme esclarece a presidente do Sintep de Sinop, Maria Aparecida Lopes Moreira, o encaminhamento da reivindicação foi feito em 2015 e formulava um calendário a ser implementado desde então. “Apesar de não ter sido feito como inicialmente proposto, vamos avançando”, destaca.

O acordo definido entre a categoria e a administração municipal estabelece também um planejamento para os professores que atuam 20 e 30 horas. Para os que quiserem passar para 30 horas, deverá ser formulada a intensão na Prefeitura e, a partir de 15 de abril, passam a trabalhar duas horas a mais (22 horas) com 5% de acréscimo no salário.  Para os que já cumprem 30 horas/aulas, haverá o reajuste de 5% no salário, até gradualmente atingir o valor do piso nacional. 

O novo enfrentamento travado pelo Sintep de Sinop junto a Prefeitura será a garantia da redução da jornada para os técnicos, sem redução salarial. Segundo Maria Aparecida, o Plano Municipal de Educação já estabelece que a partir de 2016 ocorra a redução a jornal da categoria. Mas, segundo ela, uma lei imposta pelo executivo alguns anos atrás alterou o cálculo salarial dos funcionários e até hoje não foi corrigido. “Essa é uma discussão que estams fazendo com a secretária de Educação”, garante.  

Ciuabá, MT - 18/03/2016 14:38:55


Print Friendly and PDF

Exibindo: 481-490 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter