A defesa por um aprendizado que assegure o desenvolvimento pleno do ser humano, e a construção do conhecimento, levou a Subsede do Sintep em São José do Rio Claro a apoiar o projeto ambiental “São José Peixe Vivo”, idealizado pela Associação Peixe Vivo de São José do Rio Claro. Durante uma semana (27/05 a 01/06) estudantes na faixa de 12 a 17 anos de quatro escolas do município (públicas e privadas) participaram de uma gincana que reuniu provas didáticas, de criatividade e recreação, com objetivo de debater a importância da conservação do Meio Ambiente para a sobrevivência da humanidade e do planeta.

Tido como tema transversal dentro do currículo escolar, o projeto foi além e oportunizou que os/as estudantes trabalhassem o senso crítico por meio do debate, formalizasse as concepções e registrassem, com imagens, as diferentes realidades sobre o meio ambiente no município. Tudo a partir do contexto local.

“A relevância de defendermos projetos assim está em fazer o estudante ir além do conhecimento das ciências biológicas, é debater a economia, a política, direitos sociais e claro a língua portuguesa e a matemática. No entanto, entendemos que este aprendizado pode ser de forma integrada e atrativa”, destaca a presidente da Subsede do Sintep e diretora da Escola Estadual Domingos Briante, Lucinéia Goveia.

Para a secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Guelda Andrade, o aprendizado deve ser significativo para o/a aluno/a. O Sintep defende, um currículo vivo e humano que parta da realidade dos/as estudantes que ele consiga fazer relações críticas com o mundo, a partir da sua sala de aula e/ou sua escola.

O projeto desenvolvido nas escolas em São José do Rio Claro foi oportuno para fortalecer a defesa de um currículo que os/as educadores/as necessitam para a Educação Básica brasileira. Um projeto que amplie o conceito de educação, que este não se restrinja apenas ao processo de ensino. “Parabenizamos a Escola Domingos Briante, que a partir de uma organização coletiva dos/as estudantes e profissionais da educação venceu a gincana de desafios, mas sobretudo é fundamental parabenizar todas as escolas pela belíssima atitude de se envolverem no projeto dessa envergadura e trabalhar a questão ambiental de forma lúdica, porém, incisiva”, conclui Guelda.

Assessoria/Sintep-MT

foto: Divulgação

Ciuabá, MT - 05/06/2017 18:41:25


Print Friendly and PDF

Exibindo: 371-380 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter