Os/as trabalhadores/as da Educação da rede municipal de Lucas do Rio Verde (334 km da Capital) não aceitaram a contraposta da prefeitura de 3,3% de reajuste no piso salarial. A categoria definiu ontem (09.05) uma paralisação de advertência, dia 23 de maio, caso a prefeitura não faça a recomposição de 6,81% como definido pelo Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).

A presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público em Mato Grosso (Sintep/MT), Tânia Cristina Crivelin Jorra, informa que, para além da aplicação mínima dos 6,81%, a categoria cobra o Plano de Cargos e Carreira e Vencimentos (PCCV) dos/as servidores/as da Educação. “Manteremos nosso estado de greve, com paralisação de advertência dia 23 e, caso não haja avanços nas negociações, uma nova assembleia poderá deliberar greve por tempo indeterminado”.

O sindicato protocolou a proposta do reajuste no mês de fevereiro, solicitando 10% de revisão geral anual. Sendo 6,81% da atualização do PSPN para o magistério e 3,19% de ganho real. No entanto, as negociações sobre o reajuste só começaram em abril e ainda se arrastam.

Para Tania Jorra, a proposta do Plano de Carreira não avançou como deveria e há descontentamento generalizado na categoria, devido a lentidão do Executivo em definir o PCCV. “A paciência dos/as trabalhadores/as está se esgotando".

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde tem, ao longo dos anos, aplicado reajustes que mantêm os salários com ganhos reais e, no mínimo, os percentuais da atualização do PSPN, para os/as professores/as. “2018 tem registrado tentativas claras de retrocessos com, proposta de achatamento dos percentuais de atualização do Piso”, registrou o diretor regional do Sintep, professor Valdeir Pereira.

Pereira lembra que o PCCV foi outra das promessas de campanha da administração, a primeira dela foi assegurar os reajustes conforme o PSPN. No entanto, a concretização das promessas se arrastam, com pouca sinalização de ações concretas quanto a implementação e implantação do PCCV dos funcionários da unidade escolares.

Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 10/05/2018 15:39:45


Print Friendly and PDF

Exibindo: 261-270 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter