O recuo da prefeita Rosana Martinelli ao compromisso feito com os profissionais da Educação da rede municipal de Sinop, para a redução de jornada, mobilizou a categoria. Dia 6 de agosto a subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) de Sinop convoca Conselho de Representantes escolares. A plenária deliberará sobre as ações a serem adotadas para o cumprimento do direito

No último 30 de julho, a prefeita chamou o Sindicato para nova reunião e nela inviabilizou a redução da jornada dos profissionais da educação, para 30 horas. A atitude contrapôs o posicionamento anterior, quando em 22 de maio a administração municipal entregou documento assinado afirmando o atendimento da reivindicação. Nele constava a redução das horas de trabalho de professores (de 38 /36 horas) e dos Técnicos em Desenvolvimento Infantil (de 40/30 horas). O acordo apresentado pelo executivo apenas cumpria o que estabelece o Plano de Cargos Carreira e Subsídios da categoria, também assegurado no Plano Municipal de Educação.

A presidente da subsede do Sintep/Sinop, Maria Aparecida Lopes Moreira, informa que as horas dessa nova audiência serviram apenas para confirmar o recuo à reivindicação. “Nenhuma resposta foi dada aos nossos questionamentos referentes a propostas, tampouco oficializaram o posicionamento apresentado. A justificativa dada é de que o impacto na folha comprometeria o orçamento municipal trazendo risco de penalizações diante do limite prudencial de gastos”, disse.

Para o sindicato cabe ao executivo a responsabilidade de gerenciar os problemas e encontrar meios para chegar a uma solução. Conforme a presidente, a administração sequer apontou uma negociação ou prazo que viabilizasse a reinvindicação. A omissão apenas ampliou a insatisfação da categoria com o executivo, já que suspensão do acordo de redução gradativa das horas de trabalho, que até então havia reduzido a jornada para parte dos profissionais, em 2 horas, não atingiu a todos/as.

“Hoje vivenciamos uma colcha de retalhos no quesito salarial e jornada entre os trabalhadores da educação municipal, o que tem comprometido gravemente a carreira”, afirma Maria Aparecida.

Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 02/08/2018 19:13:15


Print Friendly and PDF

Exibindo: 231-240 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter