Os/as profissionais da educação da rede municipal de Santo Antônio de Leverger deliberaram em Assembleia Geral nesta sexta-feira (11.10) pelo retorno as atividades a partir da próxima segunda (14.10). A decisão saiu após o pagamento dos salários serem regularizados e as reivindicações quanto a material pedagógico e merenda escolar terem sido encaminhadas pela administração municipal.
Os/as educadores/as de Leverger estavam em greve há quase dois meses. A paralisação foi iniciada com quase três folhas de salários em atraso, falta de merenda nas escolas e de materiais para desenvolvimento pedagógico. No início do mês de outubro, uma audiência entre os dirigentes da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Santo Antônio, o prefeito, secretário de educação e vereadores, deu encaminhamentos para resolução dos problemas.
A contraproposta da Prefeitura apresentada na sequência da reunião, havia sido rejeitada parcialmente pela categoria que, em Assembleia deliberou por aguardar até o dia 10. “Com a conclusão do pagamento do mês de setembro, dos efetivos, a categoria decidiu dar um voto de confiança e voltar, confiando na quitação de todos contratos até o dia 30”, esclarece a presidente da subsede do Sintep em Santo Antônio, Claudinete Guimarães.