Sintep Primavera protocola pauta de reivindicações de 2021 no executivo municipal

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso – subsede Primavera do Leste protocolou na Prefeitura do Município e na Secretaria Municipal de Educação a pauta de reivindicações de 2021, aprovada em assembleia ordinária, do dia 2 de fevereiro. Com o protocolo o sindicato solicita uma audiência com o prefeito Leonardo Bortolin e a secretária da pasta da educação Adriana Tomasoni, para iniciar as negociações com a categoria. 

“Nossa expectativa é agendar a primeira reunião para a próxima semana e dialogar, ponto a ponto, os itens apresentados”, afirma a presidente da subsede do Sintep Primavera, Edna Mahnic.

A pauta de reivindicações de 2021 prima pelo reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, defendendo a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários da Educação (PCCS) Municipal. Também reivindica a democratização da educação no município por meio da eleição para direção, coordenação, cumprimento da Lei Municipal 1555/2015 – Plano Municipal de Educação e aprovação da Lei de Gestão Democrática.

Piso Salarial

Entre os pontos apresentados no documento estão o cumprimento integral da lei do Piso Salarial Nacional, a concessão da hora atividade para professores contratados e a manutenção da alíquota de contribuição previdenciária para os servidores públicos de 11%.

O documento trouxe também uma série de reivindicações na proteção dos profissionais da educação, em tempos de Covid-19. Entre elas está a solicitação de vacinação dos profissionais da pasta, antes do retorno das aulas presenciais, priorizando não só aqueles que atuam na linha de frente, mas também os trabalhadores que desenvolvem atividades diretas com alunos diariamente em dois períodos escolares. 

O Sintep Primavera exige a estruturação da unidades de ensino para recepcionar os alunos como prevê a Organização Mundial de Saúde (OMS), em caso de retorno às aulas presenciais, bem como o fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais da educação, enquanto perdurar a pandemia e até que todos estejam imunizados. Exigem máscaras, luvas, álcool gel além de observar todas as recomendações de proteção aos trabalhadores expedidas pelo Ministério da Saúde.

Prevenção

A direção do sindicato reivindica a necessidade do poder público municipal fazer um chamamento a toda a sociedade sobre a importância de participação nas aulas não presenciais. De acordo com os profissionais presentes na assembleia, desde o ano passado os professores regentes das turmas se sobrecarregaram disponibilizando seus números de whatsapp para contatos com os familiares e muitos alunos desistiram de participar das atividades, causando estresse e desconforto entre professores e familiares. 

 “A exemplo de outros municípios, a Secretaria de Educação e o Prefeito precisam mostrar para a sociedade que compreendem a importância da participação dos alunos e familiares nas aulas, e, chamar pra si a responsabilidade da direção do processo educacional nesse momento, sem sobrecarregar os professores, que já assumiram questões para além das suas condições formativas e financeiras, como a disponibilização de seus equipamentos tecnológicos e novas práticas metodológicas”, destacou Edna Mahnic.

O protocolo da Pauta de Reinvindicação também foi entregue à Câmara de Vereadores com solicitação de uma reunião. Cada vereador recebeu individualmente uma via do documento. De acordo com a presidente, a intenção é que os vereadores abracem as causas da educação e transforme a pauta em indicações ao executivo e até mesmo construam projetos para atender as demandas da educação.

Fonte: Sintep Primavera

Ciuabá, MT - 17/02/2021 10:40:07


Print Friendly and PDF

Exibindo: 61-70 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter