Live destaca o trabalho educacional em tempo de pandemia

Terapeuta orienta a adoção de pensamentos positivos e atividades alternativas para atravessar o período de isolamento social

A pandemia do Covid-19 e os reflexos nas condições emocionais dos trabalhadores da educação foram destaque no diálogo, com transmissão ao vivo, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, subsede Primavera do Leste, na última sexta-feira (13.02). A Live apresentou a terapeuta corporal e professora de Yoga Enildes Corrêa, que fez uma reflexão sobre como o surto pandêmico afeta a todos, no mundo inteiro, e sobre a importância de se adotar práticas de pensamento e ação para enfrentar o momento.

Os trabalhos conduzidos pela secretária de Formação Sindical e Política Sociais do Sintep Primavera, Rosa Maria Santos Mayate, com a participação da presidente da subsede, Edna Mahnic, buscou trazer um alento diante de um momento difícil pela qual todos estão passando, em especial os profissionais da Educação.

A palestrante convidada, iniciou com análise dos reflexos na economia, que acabam por impactar na vida de todos e todas. Destacou a irrelevante postura dos setores políticos para minimizar os reflexos da pandemia. O que resultou no aumento do contágio, mortes pela doença, e os efeitos psicossomáticos na população.

“É importante o trabalho de vários setores para promover acompanhamento psicoemocional com cuidados da saúde dos trabalhadores em Educação. Contudo, não tem sido efetivado, cabendo aos trabalhadores cumprirem os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e continuarem as atividades, tão importantes na sociedade”, destacou e fez a defesa da imunização como pré-requisito para as aulas presenciais.

A terapeuta destacou o novo modelo de trabalho, o home office, com um olhar sobre as perspectivas positivas. Segundo esclareceu, o trabalho em casa apresentou possibilidades, como cultivar plantas, brincar mais com os filhos, conversar mais com a família, mesmo que através de vídeos. Exigiu viver com responsabilidade e cuidados, cultivar bons pensamentos e procurar elevar a autoestima é cientificamente comprovado, que traz sentimentos que tornam a vida mais saudável. 

Para Enildes, o principal, no atual momento que atravessamos, é cuidar e zelar primeiro do capital humano, para depois cuidar do capital financeiro. “Sem investimento na preservação da vida ou no capital humano, não tem capital financeiro, não tem desenvolvimento de um povo, de um país de uma nação”, disse. Ela reforçou a importância do cuidado individual com atividades que distraiam e promovam conentamento e harmonia interior.

 

Fonte: Sintep Primavera

Ciuabá, MT - 17/02/2021 15:49:51


Print Friendly and PDF

Exibindo: 61-70 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter