Sintep Barra cobra demandas da educação durante debate com executivo

Os dirigentes da subsede de Barra do Garças debateram na primeira agenda oficial com a administração municipal pontos da carta compromisso

Dois pontos da Carta Compromisso entregue pelos trabalhadores da educação na rede municipal de Barra do Garças guiaram o primeiro encontro que a subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realizou com o executivo municipal.

O diálogo sinalizou para uma agenda propositiva entre a categoria e a administração municipal nas demandas relativas à elevação de classe e nível dos profissionais, bem como recomposição salarial para técnicos e apoio administrativos escolares, que estão sem recomposição da inflação desde 2013. Apontamentos feito na Carta entregue ao então candidato a prefeito Adilson Macedo.

Para o presidente da subsede do Sintep Barra do Garças e Pontal do Araguaia, Omar Cirino, a reunião representou o primeiro passo para negociação das demandas, e serviu para reconhecimento sobre a disposição da nova administração em buscar a valorização profissional e saber quais as perspectivas pedagógicas da gestão.

Segundo Omar Cirino, a agenda inicial não chegou a aprofundar o principal tema da luta dos trabalhadores da educação em Barra, que é a retomada do Plano de Carreira Cargos e Salários (PCCS), a Lei 049/99, após as alterações sofridas desde a primeira gestão do antecessor do prefeito Adilson Macedo.

 “Nosso foco foi tratar de temas que podem ser assegurados de forma imediata, como o fim do arrocho salarial aos funcionários, que recebem hoje abaixo do salário mínimo, sendo necessário a complementação constitucional para se enquadrar na legislação. Caso contrário, estariam recebendo R$ 600,00”, relata o presidente.

O dirigentes do Sintep Barra do Garças, que acompanharam a reunião, reconhecem que os gestores estão se familiarizando com a coisa pública, e se mostraram dispostos a esclarecimentos e apoio, desde de que o foco seja a busca pela qualidade da educação, respeitando a Constituição Federal e a legislação como Leis de Diretrizes e Bases da Educação, Planos Nacional, Estadual e Municipal de educação.  

Participaram da reunião, além do presidente da subsede, Omar Cirino, os diretores Gibran Freitas, Maria Oliveira e Ubiratan Santos. Por parte da prefeitura, além o diálogo foi feito com o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, professor Sivirino Souza dos Santos.

Fonte: Sintep/MT


Ciuabá, MT - 02/03/2021 16:09:50


Print Friendly and PDF

Exibindo: 51-60 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter