Construção do Sistema Integrado de Educação. Apesar de esse ser o tema de uma conferência realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, o evento não conta com a participação dos diversos atores desse processo. A crítica é do secretário de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Julio Cesar Martins Viana. Aberta ontem (02), a conferência segue até amanhã (04).

O sindicalista ressalta que o debate é válido, mas ficará prejudicado sem a presença dos representantes dos entes federados. "A conferência é um passo importante desde que crie um termo de referência para a esfera municipal, mas que não se restrinja a ela, promovendo de fato a integração entre as esferas", frisa.

Para isso, a participação dos níveis municipal, estadual e federal, com suas respectivas responsabilizações, é essencial. "Da forma como está sendo realizada, a conferência perde o sentido e cumpre um papel meramente formal", lamenta. A articulação, de acordo com Julio Viana, não deve se limitar aos profissionais da educação. Além dos entes federados, pais, alunos e sociedade civil precisam participar das discussões.

O secretário de Comunicação do Sintep/MT participa, nesta tarde, de mesa-redonda sobre "Formação e Valorização Profissional do Magistério". Pela manhã, Julio Viana integrou o debate sobre "Financiamento e Controle Social". Amanhã (04), o sindicalista irá participar de mesa-redonda sobre "Gestão Democrática". A diretora do polo regional Leste III do Sintep/MT, Marizete Nascimento, também prestigiou a abertura da conferência.


 

Cuiabá, MT - 03/03/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6571-6580 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter