Membros do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de Mato Grosso (CAE/MT) realizaram, nesta quinta-feira (14), visita de fiscalização nas escolas estaduais Liceu Cuiabano e Nilo Póvoas, em Cuiabá. Os conselheiros foram conferir in loco as condições da merenda escolar.

"Além de fiscalizar a aplicação dos recursos transferidos, uma das responsabilidades do Conselho é zelar pela qualidade dos produtos da merenda, desde a compra até a elaboração do cardápio, armazenamento e preparo, sempre primando pelas boas condições de higiene e sanitárias como também, por uma alimentação escolar saudável", afirmou a presidente do Conselho Estadual de Alimentação e secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Vânia Rodrigues Miranda.

Durante a visita à Escola Estadual Nilo Póvoas, os conselheiros observaram vários aspectos inadequados de infraestrutura, de armazenamento dos alimentos e o cardápio. Porém, o que mais chocou foram as péssimas condições das instalações da cozinha. "Um espaço apertado, abafado, sem ventilação, mal iluminado, piso escorregadio, cheio de infiltração e a rede elétrica também está perigosa. A cozinha necessita de reforma urgente", descreveu o secretário adjunto de Redes Municipais do Sintep/MT, Gilberto Pereira de Almeida. A direção da escola informou aos conselheiros que encaminhou projeto, em 2010, à Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT).

Já o diretor regional do pólo Noroeste do Sintep/MT, Ailton Oliveira de Amorim, demonstrou preocupação com as péssimas condições de trabalho das funcionárias que se esforçam para servir a merenda aos alunos. "Diante das péssimas condições de infraestrutura, o ambiente estava limpo e a merenda servida era de boa qualidade. Porém, o cardápio é inadequado para o horário vespertino", afirmou o diretor regional. Ele recomendou mudanças no cardápio semanal e curso de qualificação para as funcionárias. São cinco profissionais na função de merendeira, das quais apenas duas efetivas, as outras três são contratadas, acrescentou ao justificar a necessidade de formação para o exercício da atividade.

Todos os aspectos observados pelos conselheiros foram apresentados à direção da escola como recomendações para serem implantadas.

Na escola Liceu Cuiabano, foi possível verificar a qualidade da merenda servida aos alunos e o atendimento a todas as recomendações deixadas pelos conselheiros na visita anterior, informou o secretário de Administração Sindical do Sintep/MT, Ziquidalto de Castro Rodrigues. "São visitações como essas que podem fazer a diferença dentro das unidades escolares", disse ao avaliar como positiva e necessária a atividade promovida pelo Conselho Estadual de Alimentação Escolar.

Cuiabá, MT - 15/04/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6471-6480 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter