O Conselho Estadual do Trabalho (CETb-MT) apresentou as empresas executoras dos cursos de qualificação profissional que serão realizados, neste ano, pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT), durante reunião ordinária no dia 26 de abril. A Setecs deve oferecer, aproximadamente, oito mil vagas em cursos de qualificação profissional em todo o Estado.
Na ocasião, os conselheiros aprovaram o aditivo ao convênio Plurianual Único 2011 com o Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine/MT). Por meio do convênio, são realizados cursos de capacitação pelo Projeto Nacional de Gratuidade, programa desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com o Governo do Estado.
O secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e conselheiro do Trabalho, Orlando Francisco, destacou a aprovação do ofício encaminhado ao Conselho Nacional do Ministério Trabalho e Emprego (MTE). Os conselheiros querem saber quais os investimentos feitos
"Com essas informações em mãos, o Conselho Estadual do Trabalho terá condições de avaliar para onde e como estão sendo aplicados os recursos do FAT. E, principalmente, onde será preciso fazer mais investimentos para gerar mais emprego e renda no Estado", esclareceu o conselheiro.
Sobre o Conselho
O Conselho Estadual do Trabalho de Mato Grosso é composto por 15 conselheiros membros titulares, sendo cinco do governo, cinco da classe empregadora e cinco da classe trabalhadora. Integram o Conselho: a Setecs-MT, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, Federação das Industrias do Estado de Mato Grosso, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso, Federação das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros dos Estados de MT, MS e RO, Central Única dos Trabalhadores, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso e Sindicato dos Empregados
É função do Conselho Estadual estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de trabalho