O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participou neste final de semana do IV Encontro de Educadores da Reforma Agrária. O evento foi realizado de 15 a 18 de julho no Centro de Capacitação e Pesquisa (Cecape) Olga Benário Prestes, que está localizado no assentamento Dorcelina Folador, em Várzea Grande (km 19 do Trevo do Lagarto, sentido Jangada).

O encontro discutiu temas como a conjuntura da educação em Mato Grosso; a conjuntura política e agrária; política e educação do campo em Mato Grosso; o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a escola; apresentação das experiências das escolas do campo e os impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente. Representantes do MST, do Sintep/MT, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participaram das discussões.

A vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza dos Santos, representou o sindicato na mesa de conjuntura no sábado (16). Segundo ela, os espaços de formação, discussão e formulação de propostas são de grande relevância, pois é preciso elaborar um projeto de educação no campo que atenda as necessidades desta população, as reivindicações dos trabalhadores e ao mesmo tempo, garanta ensino de qualidade, sem deixar de considerar as especificidades das diversidades que o Estado possui.  "Fizemos uma análise da política de educação em Mato Grosso, e especialmente da educação no campo. Foram destacados problemas como a falta de estrutura das escolas; a pouca valorização e qualidade da formação profissional; a falta de identidade das propostas pedagógicas com a realidade dos estudantes; a evasão escolar que aumenta excessivamente no campo; a falta, e em muitos casos, a má qualidade do transporte escolar. Além disso, o grande número de contratos temporários que favorecem a rotatividade de professores no campo, somado a ausência de hora-atividade para estes/as professores/as também foram apontados como problemas no desenvolvimento do projeto pedagógico. Estas questões evidenciam a falta de compromisso do governo com a educação, já que não tem sinalizado para a mudança no cenário do financiamento", ressalta a sindicalista. 

 


Cuiabá, MT - 19/07/2011 00:00:00


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