Com o objetivo de fomentar a discussão sobre medidas mais efetivas que permitam a erradicação do trabalho escravo, infantil e em condições degradantes no Brasil, a Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT/MT) promoveu um seminário de capacitação na última sexta-feira (22), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT).

O evento é um dos encaminhamentos do plano de ação elaborado durante uma oficina regional sobre o tema, realizada pela CUT Nacional em Goiânia (GO). O objetivo foi mobilizar e qualificar a intervenção da Central para a 1ª Conferência Nacional sobre Emprego e Trabalho Decente, que ocorrerá em maio de 2012. Antes, porém, serão realizadas as etapas municipais, regionais e a estaduais.

De acordo com a secretária de Formação da CUT/MT, Vânia Miranda, a intenção é também encaminhar propostas, junto com todos os sindicatos filiados, para a Conferência Estadual. "Esta forma articulada busca reunir argumentos e forças no sentido de garantir avanços nas políticas públicas, em especial aquelas relacionadas aos direitos trabalhistas. Não podemos perder nenhum direito, muito pelo contrário, precisamos avançar", explicou a dirigente e também secretária geral do Sintep/MT.

Em Mato Grosso, a Conferência Estadual está prevista para outubro deste ano, mas o decreto de convocação divulgado pelo governo do Estado não aponta a data, apenas o mês. "Nós vamos cobrar essa definição, assim como a instituição da comissão organizadora para a elaboração do regimento", acrescentou Vânia Miranda. A realização da Conferência atende às determinações do Comitê Executivo Interministerial da Agenda Nacional de Trabalho Decente, por isso as etapas municipais e estaduais são importantes para o mapeamento e propositura de ações com foco na realidade local.

Cartilha - O seminário promoveu trabalhos em grupo com base na Cartilha "Trabalho Decente na Estratégia da CUT", elaborada pela Central nacional para subsidiar o debate. A publicação traz as propostas contidas na Plataforma da CUT, a jornada de desenvolvimento e a agenda nacional de trabalho decente. São orientações que abordam o tema da Conferência em todas as suas dimensões: direitos, empregos, proteção social e diálogo social.

A secretária de Formação do Sintep/MT, Marli Keller, que representa a CUT/MT na Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo de Mato Grosso (Coetrae-MT), fez uma explanação dos principais pontos que serão abordados na Conferência, como o conceito de trabalho decente e a sua relação com a estratégia da CUT e com a Plataforma; temas transversais do trabalho decente e as políticas setoriais da CUT. "A orientação é que todos os trabalhadores da base cutista participem efetivamente das discussões em todas as etapas, pois são momentos importantes para contribuir com a promoção do trabalho decente", frisou.

O seminário também contou com a participação do coordenador do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Antonio Carlos de Mello Rosa, que destacou a necessidade de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438/2001. A matéria prevê o confisco de terras de escravagistas e está parada desde 2004 na Câmara Federal.

Cuiabá, MT - 25/07/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6251-6260 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter