Os municípios de Glória D'Oeste, a 304 km de Cuiabá, Lambari D'Oeste, a 327 km, Rio Branco, a 367 km, e Salto do Céu, a 383 km da Capital, aderiram ao Curso Técnico de Formação para Funcionários da Educação (Profuncionário). Entre os dias 19 e 22 de julho, a diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Lúcia de Lourdes Gonçalves, e a secretária de Funcionários do Sindicato, Guelda Cristina de Oliveira Andrade, realizaram visitas aos secretários de Educação e prefeitos das quatro cidades para incentivar a adesão ao curso.

No mesmo período, foram realizadas oficinas para levantamento das receitas e despesas dos municípios da regional, a fim de estudar a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) para todos os profissionais da educação e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). O secretário de Redes Municipais do Sintep/MT, Alex Ferreira da Cruz, e o secretário de Políticas Educacionais do Sindicato, Henrique Lopes do Nascimento, estiveram presentes.

Segundo Lúcia Gonçalves, "as visitas partiram da necessidade de estabelecer o diálogo e esclarecer o objetivo da profissionalização, no intuito de garantir que a adesão fosse efetivada e que todos os municípios da regional Oeste II estivessem no programa de profissionalização". Guelda Andrade ressaltou a importância desta atuação política, já que os gestores municipais puderam compreender a relevância da profissionalização dos funcionários que atuam no interior das escolas. "A adesão ao programa se configura em investimento no projeto educacional dos municípios", ressalta.

Atraso no Profuncionário - O Profuncionário 2011 ainda não começou. O atraso no início do curso preocupa o Sintep/MT, já que além dos prejuízos relacionados ao desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, os funcionários que ainda não tiveram a oportunidade de concluir esta formação amargam prejuízos na carreira. Segundo a secretária de Funcionários da Educação do Sintep/MT, a profissionalização é a condição para enquadramento definitivo, com consequente incremento nos salários.

"São pelo menos 4.500 funcionários no aguardo da profissionalização, incluindo os novos empossados da rede estadual. O Sintep/MT tem cobrado da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) os encaminhamentos necessários para o início da formação em serviço, e intensificará a cobrança para que o Profuncionário tenha início no segundo semestre de 2011", conclui Guelda Andrade.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação           

 

Cuiabá, MT - 25/07/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6251-6260 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter