Os delegados da IE tomaram uma decisão histórica ao aprovarem a resolução sobre política educacional que deve ser aplicada em todo o planeta. O documento contou com a contribuição dos filiados dos cinco continentes e é intitulado "Uma educação de qualidade para construir o amanhã". O debate das resoluções foi coordenado pela vice-presidente da IE e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Dutra Vieira.

A nova política defendida pela IE descreve os problemas enfrentados pela educação pública em todo o mundo e considera que a educação pública de qualidade é essencial para o desenvolvimento e, portanto, que deve ser priorizada por todos os governos.

Para colocar em prática a política educacional, a IE se compromete a criar planos de ação e a aportar recursos financeiros, além de realizar diversas atividades para sua disseminação, como a Campanha do Dia Mundial dos Docentes e a Semana Global pela Educação.

O documento é dividido em seções, entre elas destacam-se: educação como um bem público, promoção da educação de qualidade, financiamento público da educação, fortalecimento dos sindicatos da educação, entre outros.

O documento está disponível no site ei-ie.org

Destaques do 6º Congresso Mundial da IE

Sustentabilidade - A preocupação com a mudança climática também fez parte dos debates do 6º Congresso da IE. Os sindicatos também devem cobrar dos governos de seus países políticas que visem a sustentabilidade. "Não há emprego em um planeta morto" advertiu a secretária geral da Confederação Sindical Internacional, Sharan Burrow.

Eleição - Os delegados elegeram no primeiro dia do 6º Congresso da IE os candidatos para a gestão 2011-2015. Foi eleito o vice-presidente mundial para America do Norte e Caribe e os demais membros da direção foram reeleitos: presidente, secretario geral, os vice-presidentes mundiais para África, Ásia e Pacífico e para a Europa, além da vice-presidente mundial para a America Latina, Juçara Dutra Viera, representante da CNTE.

Solidariedade - Os 1800 delegados do Congresso interromperam a sessão plenária para fazer um minuto de silêncio por todos os professores, trabalhadores em educação e alunos assassinados no atentado ao acampamento estudantil, em Oslo, Noruega.

Destaque para a CNTE - O Boletim de notícias do 6º Congresso, distribuído aos delegados no terceiro dia de evento, apresentou as ações da CNTE no combate à homofobia. O texto destaca a criação do Coletivo LGBT - ligado à Secretaria de Direitos Humanos da entidade - campanhas realizadas nos estados, a participação em marchas contra a homofobia e a representação no Conselho Nacional em Defesa dos Direitos LGBT do Governo Federal.

 

Cuiabá, MT - 25/07/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6251-6260 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter