Convocados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), vários municípios de Mato Grosso aderiram à jornada nacional pelo piso, carreira e Plano Nacional da Educação (PNE). A mobilização ocorre hoje (16) em todo o país. Além de Várzea Grande, os trabalhadores da educação de Guarantã do Norte, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, entre outros, promoveram atividades locais.

O objetivo é intensificar a luta pela implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), cumprimento integral da Lei do Piso (11.78/08) com 1/3 da jornada destinada para hora atividade, implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), e aprovação dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no PNE. "A mobilização visa pressionar os gestores municipais a fim de fazerem valer a Lei", ressaltou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira.

Em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá, a paralisação começou às 7h com passeata e distribuição de uma carta aberta à sociedade explicando a importância das reivindicações. A caminhada também marcou o dia de mobilização em Nossa Senhora do Livramento, município localizado a 42 km da Capital. Em Nova Brasilândia, distante 223 km de Cuiabá, além do ato público, a rede municipal de ensino realiza assembleia geral esta tarde para discutir o indicativo de greve.

Já os profissionais de Várzea Grande expuseram dossiês sobre a situação das escolas e as cartas ao prefeito do município, escritas pelos alunos. Também houve assembleia geral, na qual a categoria decidiu atender à solicitação de prazo feita pelo prefeito Tião da Zaeli, que se comprometeu a encaminhar uma contraproposta até o dia 31 de agosto. Caso isso não ocorra, há possibilidade de retomar a greve, diante do não cumprimento da Lei 3.606 que aprovou reposição salarial de 15,85% para os trabalhadores da Educação.

 

 

Cuiabá, MT - 16/08/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6201-6210 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter