Mais uma vez os/as trabalhadores/as em educação da rede pública estadual vem a público exigir dos nossos representantes na Assembleia Legislativa mais compromisso com a Educação.

Na dura realidade de violência que já afeta nossas escolas e diante dos baixos resultados de aprendizagem, queremos afirmar que tais situações são aprofundadas em nossas escolas por falta de recursos financeiros que possam garantir um projeto pedagógico que inclua as pessoas com dignidade.

Vivemos uma contradição em Mato Grosso: nossa economia cresce cada vez mais e, no entanto, os recursos financeiros destinados à educação estão minguando. De um lado, o governo com sua política de fundos retira recursos significativos da educação e, por outro, convivemos em nossas escolas com elevados números de pessoal contratado temporariamente, carência de recursos para manutenção da rede física das escolas, dilapidação do patrimônio público por falta de uma política de segurança adequada e, o pior: poucos resultados na questão da aprendizagem dos alunos.

Reiteramos, de forma veemente, que com péssimas condições de infraestrutura e sem patrulhamento ostensivo, não há como livrar nossas escolas do banditismo e da criminalidade, e não será a contratação de pessoal já aposentado que solucionará os problemas gerados pela falta de segurança nas escolas de Mato Grosso. É preciso mais seriedade em relação às medidas a serem tomadas.

Em tempo de debate e definição do Plano Plurianual (PPA 2012-2015), os trabalhadores/as querem alertar os/a deputados/a para a necessária aprovação de projetos mais responsáveis com a educação e aprendizagem de qualidade. No caso do financiamento, somente o aporte de mais recursos poderá tirar a escola pública estadual do atual quadro de falta de infraestrutura adequada, da carência de pessoal efetivo e de envolvimento profissional em um projeto curricular que proporcione melhores condições de aprendizagem.

Um dos caminhos já apontados na Constituição Estadual é a aplicação de 35% das receitas em educação, o que lamentavelmente nenhum governante colocou em prática. Mas, neste momento, rever a política de fundos de modo a preservar os recursos da educação, seja para o Estado como para os municípios, é condição sem a qual não lograremos êxitos em nossas escolas.

Reafirmamos que, caso permaneça o atual cenário de desvinculação de recursos da educação, não será nenhuma novidade convivermos com outras tragédias na educação, para além dos péssimos resultados de aprendizagem e da crescente onda de violência que a todos atingem na escola. 

Cuiabá, MT - 17/08/2011 00:00:00


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