A diretora do Pólo Sindical Oeste II do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Lúcia de Lourdes Gonçalves, participou, nos dias 21 e 22 de setembro, de mesa-redonda de mulheres no Coletivo de Mulheres da Internacional da Educação da América Latina (IEAL). O evento, que ocorreu em São Paulo, discutiu a "Situação da mulher e crise financeira".

De acordo com a sindicalista, o debate inicial considerou os reflexos da crise mundial e os impactos na vida das mulheres. "Constatamos que, ao trazer desemprego, a crise retirou muitas mulheres do mercado de trabalho formal ou informal, devolvendo-as para o trabalho doméstico. Além disso, o empobrecimento das famílias fez com que a mulher buscasse alternativas de sobrevivência digna", complementou.

A diretora destacou ainda a participação das mulheres nos sindicatos. "A avaliação da Rede de Mulheres instituída há alguns anos também foi muito positiva, pois tem representado a possibilidade de elaboração política de forma solidária e permanente", acrescentou.

Segundo a vice-presidente da IEAL e diretora de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Juçara Vieira, persistem desafios para a construção de condições de igualdade entre homens e mulheres, tanto no trabalho como na vida política e doméstica. "Aos poucos, entretanto, os passos nessa direção estão sendo consolidados", acredita.

Participaram do evento, além das entidades filiadas à CNTE, representantes de países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Costa Rica, Venezuela, Honduras e Chile, dentre outros.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 28/09/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7451-7460 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter