A secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de Mato Grosso  (CEAE/MT), Vânia Maria Rodrigues Miranda, participa da primeira etapa do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia - Formação de agentes para dinamização da alimentação escolar no espaço educativo a partir da gastronomia e sustentabilidade, na escola de Aperfeiçoamento de Profissionais de Educação (EAPE), em Brasília.
Promovido pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o evento reúne, até sexta-feira (13), representantes de 21 municípios da região Centro-Oeste e do Distrito Federal, e agentes indicados de cada município para receber a formação de multiplicadores do projeto.
"A alimentação saudável e adequada é um direito de todos e todas", afirmou a presidente do Conselho, Vânia Miranda, ao defender a garantia do acesso, à sustentabilidade e à segurança alimentar. E, segundo ela, esses são os pontos que o projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia  vai trabalhar com os alunos. O projeto existe desde 2004, mas o Estado de Mato Grosso só aderiu este ano.
A formação dos multiplicadores acontece, neste evento, por meio de oficinas que abrangem as quatro áreas do projeto: educação, nutrição, gastronomia e ambiente e horta.
Formação continuada
Até a primeira semana de julho, cerca de mil agentes de 200 municípios das cinco regiões do país farão a primeira das três etapas da formação continuada, sendo a segunda e terceira realizadas no segundo semestre deste ano, totalizando 80 horas de curso presencial e 32 horas de Ensino a Distância.  Até o final do ano, os agentes deverão ter implantado o projeto em no mínimo cinco escolas de seus municípios ou em proporcionalidade ao número de escolas existentes.
As próximas formações deverão ocorrer em Vitória da Conquista (BA), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Feira de Santana (BA), João Pessoa (PB), Pindamonhangaba (SP), Sete Lagoas (MG) e Belém (PA), podendo haver modificações em alguns destes polos.
Realizado em anos anteriores pelo FNDE e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 2012 o projeto passa a ser desenvolvido  em parceria  com o  Núcleo de Gastronomia do Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB), incorporando a gastronomia com um dos seus eixos pedagógicos.  Desde sua implantação no Brasil, em 2004, o projeto Educando com a Horta Escolar tinha como eixos a educação, a nutrição, ambiente e horta. A nova área de dinamização da ação pedagógica permitirá a valorização de ingredientes e receitas regionais, das técnicas culinárias de preparo de alimentos, e da experiência dos sabores e aromas; e também poderá impactar positivamente na qualidade sensorial e na apresentação das refeições escolares.
Para que isso se concretize no espaço escolar, nutricionistas, coordenadores pedagógicos dos sistemas de ensino e representantes do Conselho de Alimentação Escolar dos 200 municípios participantes receberão formação nos nove pólos de formação, nas cinco macrorregiões do Brasil  e no curso a distância,  tendo como tarefa realizar em seus municípios de origem um curso com 48 horas de duração, para no mínimo: a) 20 diretores de escola/coordenadores pedagógicos; b) 10 merendeiras e, c) 30 professores.

Cuiabá, MT - 11/04/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5801-5810 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter