O movimento grevista dos trabalhadores da educação de Peixoto de Azevedo (692 km de Cuiabá) recebe o apoio de pais dos alunos.  Na tarde de hoje (27), eles fizeram uma manifestação em solidariedade aos professores, técnicos e apoios que, desde o dia 18 estão acampados em frente à prefeitura. A luta por melhorias na educação no município completa 47 dias.
O diretor do polo Nortão I do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Fernando Alves da Silva, falou da participação dos pais na luta e também do não atendimento da educação pelo prefeito, Sinvaldo Santos Brito (PP). "Hoje, no acampamento, recebemos os pais que fizeram uma grande manifestação a favor da luta dos trabalhadores, pois a prefeitura tem negligenciado e ignorado a educação no município," afirmou.
Desde o início do movimento, o Executivo Municipal apresentou uma proposta de apenas 5,5% de aumento, o que não condiz com o piso salarial estabelecido em lei.
Ainda de acordo com o diretor do polo, ao invés de dialogar com a categoria o Executivo Municipal entrou com uma ação de ilegalidade do movimento, mas no último dia (25), a juíza de Direito da comarca de Peixoto de Azevedo, Patrícia Cristiane Moreira, deu parecer favorável à categoria, ao destacar que a greve é um direito constitucional. "A juíza não só negou o pedido, como aponta que ele deve pagar o piso salarial estabelecido por Lei. O Ministério Público, já entrou com uma ação para obrigar o pagamento do piso e, nós, também vamos entrar com outra ação pedindo pelos nossos direitos", frisou.
Segundo o sindicalista, o movimento recebe apoio da população local e a categoria não pretende suspender a greve enquanto os direitos dos trabalhadores da educação sejam atendidos.
Reivindicações - As demandas da educação vão além do cumprimento do piso salarial. Os trabalhadores lutam por uma tabela para quem não fez o profuncionário, a realização de concurso público e posse dos aprovados no último certame, além da formação de funcionários e elevação de classe dos técnicos que já têm nível superior.

  

Fonte: Pau e Prosa comunicação

 

 

Cuiabá, MT - 27/06/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5661-5670 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter