O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) apoia a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra em Mato Grosso, que é organizado pelo movimento Via Campesina. Nas últimas décadas o protagonismo feminino no campo tem pautado uma série de reivindicações que este ano têm como lema "Mulheres Sem Terra na Luta Contra o Capital e pela Soberania dos Povos".
As atividades das mulheres camponesas começaram hoje, segunda-feira, (04/03), na Igreja Sagrada Família, no bairro Carumbé. Aproximadamente 150 mulheres saíram em marcha até o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde ficarão acampadas até o final da semana.
A marcha marca o início da Jornada Nacional em Mato Grosso e sobretudo o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. Durante essa semana as mulheres Sem Terra farão marchas, protestos e outras atividades políticas e culturais.
As mulheres do MST vão reivindicar, junto ao INCRA, a pauta histórica do Movimento, acrescida de pontos específicos. Elas reivindicam benefícios como o crédito rural em nome delas, centros de saúde nos assentamentos e escolas de qualidade no campo.

PROGRAMAÇÃO DA JORNADA DE LUTA DAS MULHERES SEM TERRA

Período

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Manhã

- Assembleia

- Caminhada

Oficina Sobre Previdência e Mulheres

Analise de Conjuntura

Debate sobre a copa

Mobilização das Mulheres - concentração no INCRA

Tarde

Organização do acampamento

Oficina: Saúde da Mulher e Agrotóxico

Audiência Publica - Assembleia Legislativa

Violência Contra as Mulheres

Ato Público na Praça Alencastro, às 16h

Noite

Apresentação de musica e dança circular

Sarau

Celebração

Jornada Socialista

Festa

 Foto: Keka Werneck

Cuiabá, MT - 04/03/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5291-5300 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter