Cerca de 150 trabalhadores da educação e membros de órgãos do controle social irão se reunir amanhã (22), às 8h, na Câmara Municipal de Santa Terezinha para discutir a adequada aplicação dos recursos públicos na área. A Secretaria de Articulação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) será responsável pelo seminário Financiamento da Educação.
Piso salarial, jornada que atenda a legislação e uma carreira digna são conquistas que podem ser alcançadas somente com o financiamento adequado da educação. No seminário o secretário de articulação sindical Júlio César Martins Viana apresentará as ações que os trabalhadores podem desenvolver no município para cobrar da gestão a aplicação dos recursos devidos.
A presença de vereadores e integrantes de conselhos, como do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), serão importantes para integrar forças em prol da luta por uma educação justa, destaca a presidente da Regional Baixo Araguaia Marizete Maria do Nascimento.
Com a discussão que será realizada Marizete pretende fazer uma análise da conjuntura regional e propor ações. Na região, dos 10 municípios em apenas 1 o piso salarial nacional é aplicado pela Prefeitura. Os trabalhadores de Alto Boa Vista são os únicos a receberem o rendimento mínimo pela atuação na educação. Continuam na luta os profissionais de Luciara, São Félix do Araguaia, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Confresa, Vila Rica e Santa Terezinha.

Formação Sindical

Complementando os trabalhos pela garantia dos direitos na educação o secretário de articulação sindical do Sintep/MT Júlio César Martins Viana irá palestrar no curso Negociação Coletiva e Orçamento Público. O encontro inicia às 8h do dia 23 de março e termina às 12h do dia 24.
Em torno de 50 dirigentes do Sintep/MT estarão presentes no evento. O objetivo é habilitar os representantes para a luta em busca da valorização da carreira profissional dos trabalhadores da educação. "Como existem vários representantes novatos, que precisam fazer negociação com os gestores públicos, precisamos formá-los", diz a presidente da Regional Baixo Araguaia Marizete Maria do Nascimento.

Cuiabá, MT - 21/03/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5271-5280 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter