Congresso Nacional será ocupado pela categoria no dia 24 de abril

A ocupação do Congresso Nacional durante a greve nacional em abril é uma das ações deliberadas durante a reunião do Conselho Nacional de Entidades Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) com assento no Conselho contribuíram na organização da paralisação, que no Estado será ampliada para 1 semana.
O presidente do Sintep/MT Henrique Lopes , a secretária -geral Jocilene Barboza, a secretária de funcionários da educação Guelda Cristina de Oliveira, a diretora regional Doralice Vieira de Castro e o secretário de comunicação Gilmar Soares estiveram presente no encontro em Brasília. Segundo Henrique a CNTE irá solicitar audiência com os parlamentares e a Presidência da República com objetivo de levar as pautas reivindicadas pela categoria.
A aplicação do piso dos profissionais da educação é a principal bandeira defendida pela entidade nacional representante de todos os trabalhadores. A ocupação programada para o dia 24 de abril servirá para reforçar a luta. O calendário nacional prevê a paralisação entre os dias 23 à 25 de abril. Em Mato Grosso a paralisação será ampliada e mais forte, dos dias 22 a 26 de abril. Henrique explica que as demandas por uma educação de qualidade no Estado levaram a deliberação por 1 greve de mais tempo.
"Nós destacamos a necessidade das subsedes se programarem para o ato. Será uma semana intensa de manifestações e tanto a rede estadual quanto municipal está convocada para a luta", diz o presidente do Sintep/MT.
Como integrante da executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Gilmar destacou a importância de mais recursos para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb) em um encontro que tratou somente do tema.

Lançamento campanha

Os conselheiros de Mato Grosso também incentivam os sindicalistas à adesão da campanha "Educação Pública eu Apoio" promovida pela CNTE. A proposta é destacar à sociedade o papel importante do ambiente escolar para o desenvolvimento do conhecimento. A vivência em sala de aula pública é um direito de todo cidadão. "A melhor escola que existe é a pública, porque atende 100% da demanda sem discriminação e é dever de todos defender o bem público", destaca Henrique.
O lançamento nacional em Brasília ocorreu durante a reunião do Conselho Nacional de Entidades em Brasília entre os dias 21 e 22 de março. Em Mato Grosso o lançamento oficial da campanha será no dia 12 de abril, data de início do 3º Encontro de Dirigentes de Subsedes de Mato Grosso no Hotel Fazenda.
 
 

Cuiabá, MT - 26/03/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5271-5280 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter