Sintep/MT participa do debate e mostra preocupação sobre uso de agrotóxicos

As discussões em torno do uso indiscriminado de agrotóxicos e as construções de hidrelétricas em Mato Grosso serão fomentadas nos municípios do interior. A proposta foi feita pelos membros do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) durante o seminário de Políticas Públicas Socioambientais, que teve a participação do Sindicato de Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT).
A secretária de organização sindical do Sintep/MT e integrante da coordenação do Formad, Marli Keller, diz que a quantidade de obras de hidrelétricas em andamento e já fixadas próximo a rios em Mato Grosso causa preocupação social. A recente revolta de trabalhadores em uma usina em Colíder foi utilizada como exemplo. Além do impacto com a própria construção a exploração dos recursos hídricos não justifica a produção gerada em energia e utilizada pelo país.
Em relação aos agrotóxicos Marli ressalta que Mato Grosso é o maior consumidor destes produtos no país e os impactos negativos à saúde humana já foram comprovados em pesquisa científica. O uso de substâncias tóxicas pelos trabalhadores da agricultura é outro problema que está despertando a preocupação do Formad. As notificações de doença no campo apontam que o agrotóxico pode estar interferindo diretamente na qualidade de vida das pessoas.
"A situação do agrotóxico é alarmante. Temos propostas de campanhas para interiorizar a formação de comitês a respeito do assunto para poder levar o debate para todo o Estado", DIZ Marli. O Formad chegou ao consenso de que somente a partir da formação de grupos de estudo e de provocações as temáticas em torno das políticas socioambientais podem avançar.
Na agenda do Formad está programada a realização entre os dias 11 e 13 de abril da Assembleia Anual do Formad, quando será retomada a discussão do Seminário. Em junho o Formad realizará um evento de apresentação de uma pesquisa sobre o impacto socioambiental da produção de agrocombustíveis em Sinop.  A fabricação de biocombustíveis  a partir da cana em Nova Olímpia e da soja em Lucas do Rio Verde serão temas para debates.
O Formad tem 34 entidades filiadas e é composto por 6 membros na coordenação. A representante do Sintep/MT compõe a coordenação. O Fórum foi fundado em 1992.

Foto: Caio Bob/Formad
Cuiabá, MT - 28/03/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5261-5270 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter