Seguridade social e PCCS foram temas de debate

Primeiro dia de seminário do 3º Encontro de Dirigentes de subsedes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) reuniu representantes de 100 municípios. A participação dos dirigentes contribuiu para debates importantes em torno dos direitos da seguridade social e da valorização da carreira do trabalhador da educação. O evento segue até sábado (13) no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá.Na abertura do evento o Sintep lançou a campanha "Educação Pública, Eu Apoio" e convocou os dirigentes à mobilização em todo o Estado. O ponta pé inicial para as ações contou com a presença da secretária de assuntos municipais da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) Selene Michelin. Ela explicou que o objetivo da campanha e envolver a sociedade em torno da valorização das escolas, espaços públicos de vivência e desenvolvimento de boa parte da população.
"A partir do momento que as pessoas veem a sociedade como sua poderemos cobrar uma educação de qualidade", diz Selene. Entre as pautas que envolvem a campanha "Educação Pública, Eu Apoio!"está a aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE) e a reserva de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para investimentos no setor.
Na primeira mesa a temática seguridade social foi exposta pelos facilitadores, o secretário de comunicação do Sintep Gilmar Soares e o secretário de articulação sindical Júlio Viana. O assunto está no escopo do evento e foi destacada a complexidade da seguridade, que exige posicionamento sindical para que sejam mantidos os direitos dos cidadãos. A necessidade de políticas públicas vai além da previdência, afirma Gilmar.
No tripé da seguridade, a preocupação da categoria também envolve a assistência social e à saúde por meios dos serviços públicos. "Nosso debate não é voltado apenas para a classe da educação, mas junto com a sociedade para que as políticas sejam implementadas", diz Gilmar. Para ele a tendência à privatização dos serviços tem sido uma ameaça a todas as prerrogativas que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
No período da tarde o tema voltou à mesa com exposição específica da Previdência Social no Brasil. O facilitador, o secretário-adjunto de relações do trabalho da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Pedro Amengol de Souza apresentou em detalhes os principais desafios envolvendo o fundo próprio do sistema previdenciário, a contribuição no âmbito dos municípios e estados e a necessidade de debatê-los constantemente entre os trabalhadores.
O presidente do Sintep Henrique Lopes do Nascimento compôs a mesa sobre a carreira do profissional da educação. Juntamente com Júlio Viana apresentou as receitas, demandas de pessoal e desafios para a implantação do Piso Salarial Profissional (PSPN) nas redes municipais. O debate contou com a participação de representantes de subsedes, que contribuíram com a exposição de experiências vividas nos municípios.
Para Henrique o primeiro dia do evento foi produtivo. "Começamos envolvendo os dirigentes para a tomada de atitudes no dia-a-dia da luta e isso foi muito importante porque somente desta forma as leis serão cumpridas".

Foto: Jocil Serra

Cuiabá, MT - 12/04/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5251-5260 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter