Seminário foi realizado no Dia Nacional da Mulher

Na manhã dessa terça-feira (30.04), o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participou da abertura do seminário que irá discutir o papel do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) na construção de políticas públicas. Segundo a representante do Sintep/MT no evento, secretária de organização sindical Marli Keller, o objetivo do seminário foi incentivar as mulheres de todos os municípios do Estado para a criação de conselhos municipais do direito da mulher a fim de discutir políticas públicas voltadas para o público feminino.
"As conferências começam nos municípios com reuniões onde se discutem diversos assuntos. Depois, o tema tratado é passado para o conselho estadual e enfim para o conselho nacional. É importante fomentar isso em Mato Grosso porque temos somente 16 conselhos em todo o Estado", explicou. Entre as principais cidades de atuação dos conselhos estão Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Juína e Cáceres.  
O CEDM tem como finalidade promover políticas que visem eliminar a descriminação da mulher e assegurar igualdade de direitos em atividades políticas, econômicas e culturais no Estado. Entre as principais competências a serem desenvolvidas pelo CEDM/MT destacam-se o auxílio ao poder público de Mato Grosso a desenvolver suas atividades dentro do respeito aos direitos da mulher, estimular e promover a realização de estudos, pesquisas e eventos que incentivem o debate sobre o assunto.
O CEDM ainda tem como competências estimular e promover programas educativos e atividades de interesse da mulher para a conscientização dos seus direitos, denunciar e investigar violações dos direitos da mulher ocorridas em Mato Grosso, solicitar diligências que considerar necessárias para a apuração dos fatos lesivos à mulher.
Este é o primeiro seminário promovido pelo CEDM que envolve representantes estaduais e nacionais. Também participam do evento representantes do governo, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Associação das Primeiras-Damas de Mato Grosso (APDM). A mesa de abertura foi composta pela coordenadora-geral do CNDM, Rosa de Lourdes Azevedo dos Santos, a superintendente de Políticas para Mulheres de Mato Grosso, Ana Emília, a presidenta da Comissão de Direitos da Mulher da OAB/MT, Ana  Lúcia Ricarte, a presidenta da APDM/MT, Ivone Lacanzi e pela representante do Sintep/MT, Marli Keller.

Foto: Sejudh/MT

Cuiabá, MT - 30/04/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5221-5230 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter