Trabalhadores do Estado discutem educação e valorização da carreira Representantes das subsedes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) estão reunidos a partir de hoje para discutir os rumos da educação em Mato Grosso e no país, além da valorização da carreira profissional. No 1º dia de Conselho os educadores debatem a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), uma das bandeiras da luta da categoria no Brasil. A pauta do Conselho iniciou com a discussão sobre a implementação do PNE e a Conferência Nacional de Educação (Conae), que está sendo preparada com a realização das etapas durante o ano de 2012 em todos os estados. O presidente do Sintep/MT Henrique Lopes do Nascimento destacou a importância da participação social como uma forma de avaliar e pressionar pelas transformações necessárias no setor da educação no Brasil. Em Mato Grosso o presidente do Sintep/MT pediu engajamento dos trabalhadores para mobilizar estudantes, pais e profissionais em torno da Conae. Na pauta de discussão está a unificação do sistema educacional. "O que precisamos discutir é como será feito o sistema colaborativo entre os entes federados", disse Henrique. A distribuição de competências entre os estados, União e municípios é uma previsão constitucional que não pode ser esquecida e o PNE confirma esta perspectiva, disse Henrique. No momento o PNE aguarda por aprovação do governo para ser implementado oficialmente. A análise de conjuntura estadual foi realizada pelo secretário de articulação sindical do Sintep/MT Julio Cesar Martins Viana e a perspectiva municipal foi destacada no discurso do secretário de redes municipais Alex Ferreira da Cruz. No período da tarde os educadores reunidos na sede do Sintep/MT em Cuiabá realizam trabalhos em grupo e avaliam o indicativo de greve da categoria conforme informações colhidas nas bases. Desde o dia 26 de abril os trabalhadores da educação em Mato Grosso estão em estado de greve. No domingo (9) o Conselho de Representantes será finalizado com a plenária com deliberações e encaminhamentos sobre as discussões.