Novos critérios acabarão com indicações políticas e valorizarão os profissionais

Após um longo processo de reivindicações junto à Prefeitura de Cuiabá, a subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) conquistou a seleção e pagamento adequado dos profissionais contratados na rede municipal de ensino. Com avaliação criteriosa de títulos e testes práticos, as contratações terão a partir do próximo ano um processo com mais lisura, finalizando práticas históricas de indicações políticas.
O edital de seleção para contrato temporário de 2014 foi publicado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Conforme o calendário, de 2 a 4 de dezembro, estarão abertas as inscrições  para todos os cargos estabelecidos na Lei Orgânica dos  Profissionais da Educação da Rede Municipal de Cuiabá. Para o cargo de professor e técnico de nível médio as inscrições deverão ser feitas em uma única unidade de ensino.
Nas mudanças envolvendo o processo de seleção ainda consta a garantia da valorização adequada dos trabalhadores contratados, que até o momento não eram remunerados como prevê a legislação. A secretária de administração sindical da subsede do Sintep/MT, Helena Maria Bortolo, conta que depois de constantes cobranças a reivindicação se tornou realidade. "Participamos de todo processo, dentro da comissão formada para formular o edital, junto com a secretaria de educação e diretores de escola. Pela primeira vez vamos ter como vencimento inicial o que prevê a lei orgânica dos profissionais da educação da rede e vamos acabar com as indicações políticas".
Os contratos para o cargo de Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI) a partir de janeiro de 2014, terão como subsídio inicial o valor de R$1.159,00 e não mais o salário mínimo. Por causa do baixo salário, Helena diz que havia muita dificuldade para contratar educadores, devido à tal desvalorização. "Foi uma vitória muito grande, estávamos numa situação que ninguém mais queria assumir a função e agora os profissionais vão receber o valor devido".
O edital de seleção pode ser acessado no endereço www.sintepcba.org.br. Atualmente cerca de 40% da rede municipal é contratada temporariamente. A subsede de Cuiabá luta para que seja realizado concurso no próximo ano e recebeu indicação que em fevereiro o processo poderá ter andamento na Prefeitura.
Recentemente, a subsede do Sintep/MT também conquistou
o ato de nomeação dos classificados do último concurso da SME. Conforme publicação foram nomeados 1.164 profissionais da educação, sendo 517 professores (pedagogia e educação física), 180 técnicos em nutrição escolar e 183 técnicos em manutenção em  infraestrutura.

Cuiabá, MT - 28/11/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4811-4820 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter