Piso e carreira são bandeiras levantadas pelos educadores do interior

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) orientou profissionais das redes municipais de educação do Médio Norte 1 que estão na luta pela valorização. A aplicação do piso salarial e implementação da carreira são os principais desafios enfrentados pelas redes de Nortelândia, Nova Marilândia e Porto Estrela, que receberam a visita do secretário de redes municipais do sindicato, Alex Ferreira da Cruz, entre os dias 11 e 14 de dezembro.
Em Nortelândia foram 2 dias de oficina de viabilidade para implementação do piso e carreira aos profissionais da educação. Alex conta que o Sintep/MT apresentou estudo criterioso sobre o quadro de pessoal e capacidade financeira da Prefeitura. A partir do estudo a categoria irá discutir a pauta de reivindicações dos trabalhadores. O piso atual aplicado na cidade é de R$ 746 para a jornada de 24 horas semanais.
No dia 13 de dezembro o Sintep/MT intermediou reunião da categoria com a Secretaria de Educação para debater uma proposta de reajuste do piso salarial, além da inclusão de técnicos e apoios administrativos na carreira. Uma minuta de lei foi elaborada e a perspectiva é que o piso salarial seja reajustado para R$ 1.175,25.
A conclusão de estudos sobre receitas e despesas do município de Porto Estrela também teve a participação de Alex. O secretário das redes municipais conta que foi desenvolvida uma minuta sobre o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), além da alteração da jornada de 30 para 20 horas semanais e regularização da vida funcional dos técnicos e apoios administrativos.
Segundo Alex o apoio do Sintep/MT nas redes municipais do Estado tem sido importante para contribuir na luta por direitos e valorização profissional.

Cuiabá, MT - 17/12/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4771-4780 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter