O levantamento sobre a violência contra trabalhadores (as) rurais editado no Caderno de Conflitos no Campo, publicado pela Comissão da Pastoral da Terra (CPT), revelou a ocorrência de 1.286 casos, em 2014, com 36 assassinatos de trabalhadores (as) no país. Em Mato Grosso foram 25 casos de conflitos, dos quais cinco resultaram em mortes de trabalhador (a) do Campo. Os números apesar de reduzidos diante da população campesina, apontam um crescimento anual dos atos violentos.

Para o secretário de comunicação do Sintep-MT, Gilmar Soares Ferreira, presente no lançamento da 30ª edição do Caderno em Mato Grosso, os dados tornam cada vez mais evidente que a violência sofrida pelos trabalhadores (as) do campo é anterior aos conflitos apontados nas estatísticas. 

“A violência contra a população campesina começa com a negação de direitos. Do direito de ser humano, do direito ao trabalho, a Educação, chegando a negação da cidadania, em um Estado em que os poderes (legislativo, executivo e judiciário) atuam em favor do capital.”, destacou.

O documento elaborado pelo CPT nacional reúne os registros de conflitos e violências envolvendo os trabalhadores e trabalhadoras do campo, sejam assentados, sem terras, pequenos agricultores, indígenas, quilombolas e posseiros. O levantamento é feito a partir da publicação dos casos na imprensa e dos registros oficiais. Os dados fazem um mapeamento, ainda que subnotificado, dos conflitos pela ocupação do solo, da disputa pela água, retiradas de terras/despejos, trabalho escravo e assassinatos.  

O Caderno que comemora a 30ª edição - a primeira publicação foi em 1985 -  revela a história da luta no campo, em que um sistema perverso tem violentado os povos da terra, sejam eles indígenas, quilombolas, famílias camponesas, a espera de obter um pedaço de terra para plantar e viver. 

O Sintep-MT participou junto com os representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Fetragri, Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e membros da Comissão Pastoral da Terra das diferentes regiões do Estado, do lançamento do Caderno de Conflitos no Campo Brasil, edição 2015, na sede do CPT na capital, segunda-feira (13.03).

Confira o Caderno

 

Assessoria/Sintep-MT


Cuiabá, MT - 15/04/2015 10:29:57


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3971-3980 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter