O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Publico de Mato Grosso (Sintep-MT) participa do  I Fórum de Avaliação dos Cursos do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Confor). O evento que acontece durante três dias (14 a 16.04), no Hotel Fazenda Mato Grosso, trata sobre as políticas dos cursos de formação inicial e continuada encaminhadas pelas instituições públicas de formação de professores no Estado (Unemat, Ufmt, Ifmt e Seduc/Cefapros).

As discussões têm como objetivo tratar do cumprimento da meta de ampliação da formação inicial e continuada  asseguradas no Plano Nacional de Educação, para os proximos dez anos.O representante do Sintep-MT no Fórum, o secretário de Políticas Educacionais, Dirceu Blanski, integrou a mesa de abertura e destacou que, para o Sintep-MT, a educação básica, tecnológica e superior passa por um desafio: atender a demanda com qualidade. Porém, para isso, é necessário assegurar a formação inicial e continuada de professores. 

Segundo ele, assegurar a formação dos professores passa  por suscitar um debate acerca do currículo e da organização escolar. "Para que busquemos a tão sonhada qualidade socialmente referenciada na educação, precisamos assegurar a formação dos professores, bem como dos demais trabalhadores na escola (técnicos e apoio escolar)", disse. 

Blanski ressalta ainda que a integração dos profissionais no coletivo escolar passa por um rigoroso processo de formação inicial e continuada, para que a escola tenha qualidade técnica e pedagógica. "Os governos não podem esquecer de colocar a educação como prioridade nas políticas públicas", conclui.

 

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 15/04/2015 14:52:37


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3971-3980 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter