O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) entrou nesta terça-feira (14.06) no décimo quinto dia (15º) de greve no Estado, com 85% das escolas paralisadas. Uma reunião ampliada da direção do Sindicato, com representantes dos 141 municípios do Estado, apontou a permanência da mobilização, enquanto os três pontos de pauta não forem atendidos: RGA JÁ!, suspensão da execução do MTPAR que implanta as parcerias público-privadas com chamada para Conferências participativas e deliberativas, e a apresentação de calendário de Concurso Público.

A reunião encaminhou ainda proposta para serem tratadas com o Governo do Estado, em audiência solicitada pelo Sintep-MT, mas ainda sem resposta. O RGA, agora defendido coletivamente por mais de 20 categorias de servidores públicos de MT, é uma das bandeiras da mobilização, porém não a única do segmento da Educação Estadual. No entanto, a pauta permanece fortalecida, já que não houve acordo com a proposta apresentada pelo Governo, de pagar os 6% da Revisão Geral Anual em três parcelas, duas delas em 2017.

O presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes do Nascimento, lembrou que apesar do Governo estar usando os veículos de comunicação para divulgar inverdades de que algumas categorias, entre elas a Educação, receberam aumento salarial, quando foi cumprido as Leis de Carreiras.  “Quando repassou o percentual de 7% em maio, não cumpriu sequer com a Lei 510/2103, pois não repassou a recomposição da inflação do período, como determina a Lei da Dobra do Poder de Compra. E mais, o índice assegurado foi inferior a inflação, o que não garante se quer a inflação do período sobre os salários, quanto mais aumento”, destacou.

Durante a reunião Henrique lembrou que a greve de 2016 será histórica, pois mostra a indignação coletiva dos servidores públicos às atitudes do Governo Taques. “Um governador que contradiz suas promessas de campanha, quando prometeu respeito aos direitos conquistados pelos servidores públicos. E hoje beneficia um único setor da sociedade, o Agronegócio, com isenções e renúncias fiscais”, concluiu.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 14/06/2016 14:47:14


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3541-3550 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter