Milhares de servidores públicos do Estado e estudantes compareceram nesta terça-feira (14.06) no Ato Público chamado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep-MT) e unificado com as demais categorias que integram o Fórum Sindical, na luta pelo RGA JÁ.  A manifestação coletiva pela recomposição salarial, fortaleceu o movimento da Educação em defesa da suspenção do MTPAR, com convocação de Conferência para avaliação das parcerias públicos privadas e concurso público.

A caminhada percorreu o Centro Político Administrativo parando em frente a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Lá, dirigentes do Sintep-MT cobraram do secretário de estado o agendamento de audiência, solicitada por ofício (nº 286/2016/Sintep-MT), para debater as duas pautas especificada da Educação, com o objetivo de avançar nas negociações. “A Seduc deveria ser uma espaço privilegiado, para de fato contribuir com o processo de transformação da sociedade, já que sem Educação não há nenhum tipo de mudança”, destacou o presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes do Nascimento.

O presidente citou ainda, que os acontecimentos recentes com desvio de R$ 56 milhões da Educação, revelam que os poucos recursos da área não estavam a serviço dos interesses dos trabalhadores da educação, dos estudantes ou da escola pública. E mais, que o ocorrido, só faz com que as parcerias público privadas sejam vista com suspeitas pela população.

RGA

Durante a passeata, os dirigentes sindicais, que compõem o Fórum Sindical, destacaram as contradições da política do Governo Taques quando aponta falta de recursos para pagar o RGA e comprometimento com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “O governo usa a LRF para falar 49% da LRF estão comprometidos com a Folha de Pagamento, sendo que a Lei cita 60%. Ele quer eximir dos 11% dos outros poderes”, destacou o secretário de Finanças do Sintep-MT, Orlando Francisco.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde e Meio Ambientes (Sisma-MT), Oscarlino Alves, lembrou que o Governo destina R$ 70 milhões para propaganda com dinheiro do cidadão, e que não mostra nenhuma ação de Governo. “O governo de transformação não mudou nada”, citou Alves.

A presidente do Sindicato dos servidores do Sistema Agrícola Agrário e Florestal (Sintap-MT) Dyane Dias, informou que os Indeas dos 141 municípios vão continuar fechados sem emitir guias de transporte animal (gtas). No protesto destacou que a falta de recursos do Governo para pagar o RGA se deve as prioridades do gestor, quando promove a isenção e renúncia fiscal do Agronegócio.

Os representantes dos Sindicatos dos Servidores da Polícia Civil e Sindicatos dos Agentes Prisionais, destacaram a mobilização em todo o Estado. Reforçaram o fato de que se a Segurança Pública está vivendo um caos, isso se deve à falta de investimentos do Governo em equipamentos e estrutura de trabalho e não aos servidores.

confira outras imagens no facebook

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 14/06/2016 21:02:22


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3541-3550 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter