Com o tema “Resistir aos ataques à democracia, à educação e aos direitos de cidadania” iniciou hoje (12), em Brasília, o II Encontro Nacional da Juventude. O evento é realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

O objetivo do evento é debater a política de organização dos educadores jovens dentro dos sindicatos e o papel da juventude na educação brasileira.

A Secretária de Combate ao Racismo da CNTE, Iêda Leal, iniciou a reunião dando as boas-vindas aos jovens presentes. Ela destacou a importância do evento, já que os jovens são os principais atingidos pela falta de políticas educacionais. "Precisamos nos unir e buscar meios de nos relacionarmos com esses profissionais da Educação para trazer a juventude para dentro do sindicato", disse Leal.

A primeira mesa de debates, com o tema “Financiamento da educação e carreira”, foi aberta pelo professor Otaviano Helene, do Instituto de Física da USP.

Para o professor, o grande problema da educação e das demais áreas de interesse público do Brasil é o financiamento. “A sonegação fica com 10% do PIB; as alíquotas de impostos diretos são muito baixas, não há impostos sobre grandes fortunas. Diante disto, percebemos que os interesses das elites econômicas precisam ser enfrentadas, pois eles não se preocupam com a educação”, ressaltou Helene.

De acordo com o assessor da CNTE, Eduardo Ferreira Beurmann, que também participou da mesa, há um montante de dinheiro que é arrecado e não vai para o financiamento da educação. “É necessário rever esta arrecadação para chegarmos aos 10% do PIB. Atualmente, todas as propostas do PNE estão ameaçadas por muitos projetos que estão no Congresso, como o PLP 257, a PEC 241 e o PL 4.567. É tarefa nossa combater esta ofensiva neoliberal".

Os participantes puderam discutir ainda “A democracia e o currículo escolar”. A Secretária Executiva da CNTE, Lirani Maria Franco, que participou da mesa, afirmou que é necessário ouvir a voz dos jovens".

“A nossa intenção é debater e planejar as ações da CNTE para que esses jovens se envolvam ainda mais com a luta sindical e assim construir novas lideranças”, explica a secretária.

Para o diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire (IPF), Paulo Roberto Padilha, é preciso mais união entre os movimentos, para enfrentar a conjuntura.

"A gente tem que saber respeitar as diferenças e as semelhanças. Temos que saber conviver com as diferenças sociais, culturais e assim construir um mundo mais justo. A direita se une fácil, e nós, da esquerda, temos que nos unir com mais facilidade,” ressaltou Padilha.

"Nós precisamos nos apoderar dos conhecimentos que nós construímos ao longo dos anos para enfrentar esse golpe em curso. Temos que recuperar nossa prática de mobilização. Não é tempo de descansar é tempo de resistir e lutar", enfatizou a assessora de formação da CUT, Maria Frô.

“Esse encontro foi aberto em um dia muito oportuno já que hoje 12 de agosto é comemorado o dia internacional da juventude. E o que queremos é envolver o jovem nas pautas sindicais e que desse encontro os sindicatos assumam o compromisso de organizar os coletivos em seus estados e que esses possam promover espaços de debate político e militância sindical”, esclarece Carlos Guimarães, coordenador do coletivo de juventude da CNTE.

Coletivo

O Coletivo da Juventude da CNTE existe há 5 anos e se reúne periodicamente para tratar de temas de interesse dos jovens educadores e propor propostas específicas para o setor.

Dia Internacional da Juventude

Celebrado no dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude foi instituído pela Assembleia Geral da ONU em 1999, como resultado da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa.

No Brasil, a data entrou para o calendário oficial através do Decreto 10.515, do ano de 2002.
A comemoração pretende dar mais visibilidade aos problemas enfrentados pela juventude, tais como a educação de baixa qualidade, más condições de vida e desrespeito aos direitos do cidadão. Além disso, o Dia Internacional da Juventude visa instigar o comprometimento de toda a sociedade com a causa.

Confira mais fotos do evento na página da CNTE no Facebook.

CNTE

Cuiabá, MT - 15/08/2016 11:51:37


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3451-3460 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter