A ausência do secretário de estado de Educação, Marco Marrafon, da audiência agendada com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) levou a direção a se retirar da reunião marcada para nesta sexta-feira (20.01), na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT). 

O sindicato, que oficializou o agendamento há pelo menos dois meses, aguarda a disposição do Secretário Marrafon para uma nova data na agenda estadual para que assim possam fazer o debate das pautas relevantes para os profissionais da Educação da rede estadual.

O presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes do Nascimento, esclarece que o motivo da suspensão da reunião se deve aos assuntos pautados. Conforme ele, temas que impactam diretamente com o funcionamento das escolas e com a vida dos mais de 500 mil estudantes da rede pública estadual, são impossíveis de serem tratados com quem não tem autonomia para deliberar.  “Essa é segunda vez em que o secretário de estado não comparece a um agendamento com o Sindicato, e transfere o atendimento a pessoas que não decidem por ele”, explica.

A direção, que representa os 15 polos do Sintep/MT no estado, compareceu à audiência e volta para as localidades, muitas a mais de 1.200 km da capital, frustrada com a falta de respostas efetivas para questões como: o processo de valorização; calendário de Concurso Público, prorrogação automática de mandato de diretores. “Ao que parece o Secretário não quer fazer o debate sobre esses temas”, acredita a secretária geral do Sintep/MT Miriam Botelho. Ela reforça que tempo ele teve de sobra, pois o agendamento já havia sido solicitado desde o final da greve em 2016.

“Acredito que a ausência do secretário Marco Marrafon à audiência demonstra falta de respeito com a instituição que representa os 40 mil profissionais da Educação da rede estadual e com uma representatividade consolidada”, destaca o presidente Henrique Lopes. Para a direção, a atual gestão da Seduc-MT tem demostrado uma tentativa de isolamento do sindicato. 

A percepção do fato é apontada quando o órgão deixa de convocar o Sintep para discussões como calendário de Concurso Público, ou quando deixa de assegurar o pagamento dos contratados para garantir a conclusão do ano letivo de 2016. O questionamento feito pela direção sindical é de que, provavelmente, o secretário esteja temeroso em assumir algum posicionamento efetivo e devido a isso manda os assessores para atender o Sintep-MT.

“Nós entendemos que as coisas precisam ser tratadas com pessoas que possam tomar decisões. Afinal, é o secretário que assina as normativas”, esclarece Henrique. O Sintep-MT se retirou da reunião deixando como mensagem que a hora que o Secretário tiver tempo para atender o sindicato todos voltarão para conversar. “Nós apenas esperamos que não seja num prazo tão longo como foi essa, pois as questões são emergenciais e precisam ser tratadas com quem tem autonomia”, conclui o presidente.     

Assessoria/Sintep-MT
Cuiabá, MT - 20/01/2017 19:50:11


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3301-3310 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter