Dirigentes sindicais do Sintep/MT, profissionais da educação pública de Mato Grosso, e estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais, de Rondonópolis, promoveram uma calorosa recepção para o governador do estado, Pedro Taques, durante lançamento do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), na manhã de terça-feira (23.05), no município. Em coro, vaiaram a falta de compromisso do governo com a Educação Pública. Segurando faixas e cartazes, os manifestantes mostraram a todos que compunham o cenário armado pela administração municipal, a insatisfação da social com a gestão Taques.

O protesto dos profissionais da educação e estudantes cobrou infraestrutura para as escolas estaduais, fim das Terceirizações, Concurso Público Já! e cumprimento dos direitos salariais dos trabalhadores e trabalhadoras da educação.  O governo dá o calote nos servidores públicos não cumprindo na integralidade o pagamento da Revisão Geral Anual de 2016 e, em 2017, não fez a recomposição inflacionária no piso dos profissionais da educação, o que resulta em descumprimento da Lei 510/2013 (Dobra do Poder de Compra).

Usando de meias verdades, o prefeito do município de Rondonópolis pactuou apoio ao calote dado pelo governo aos servidores, quando fez a defesa oficial ao governo. Tentou desmentir os profissionais, apontando que a RGA de 2016 foi paga. No entanto, não esclareceu que o governo, com conivência da maior parte dos deputados estaduais, alterou o valor da inflação paga ao servidores no ano passado. Dos 11,28% anunciados na inflação de 2016, o governo de Mato Grosso decidiu pagar apenas 7,36%, dando o calote em 3,92% da correção inflacionária.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 23/05/2017 15:58:48


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3101-3110 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter