O Fórum Sindical definiu nesta segunda feira (29.05), durante Assembleia Unificada, rejeitar a proposta do governo estadual, de parcelar a Revisão Geral Anual de 2017, muito menos em 2018. A decisão foi votada pelos servidores públicos das categorias (cerca de 30) que participam do Fórum. Juntos decidiram por greve unificada de 24 horas, para o dia 07 de junho, em que cobrarão dos deputados estaduais compromisso com os servidores do Executivo. Os sindicalistas anunciaram disposição para negociação com o governo e, caso não ocorra avanço, não descartam a greve unificada em 2017, semelhante à ocorrida no ano passado.

Para o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento, as duas assembleias gerais da Educação em 2017, já previam que se chegaria na data base da categoria (maio) e mais uma vez não seriam atendidos conforme estabelece a Lei nº 510/2013. “A proposta do governo é no mínimo indecorosa e a Assembleia da educação já tirou os encaminhamentos contra os ataques contínuos desse governo”, disse. A Educação aguarda o cumprimento do governo ao acordo feito no Tribunal de Justiça de 2016, que previa Concurso Público, fim da privatização da Educação estadual e integralidade da Lei nº 510/2013. Compromissos que até agora o governo Taques tem ignorado.

A afirmação de todos os integrantes do Fórum foi a de que o governo tenta reverter a imagem pública de “caloteiro”, via mídia. “O governo midiático procurou os veículos de comunicação para anunciar a RGA, sem conversar com os representantes das categorias”, destacou o dirigente do Sinpaig (Sindicato da Área Instrumental do Governo), no Fórum, Antônio Wagner de Oliveira.

No encerramento da Assembleia, os mais de 3 mil servidores públicos, das várias categorias, seguiram em passeata pelo Centro Político Administrativo (CPA) mobilizando por meio do carro de som todos os/as trabalhadores/as que estavam nos prédios das secretarias, anunciando o posicionamento da Fórum.

Da Educação participaram cerca de mil representantes de quatro regionais (Sul I, Sul II, Médio Norte I, Médio Norte II). As caravanas chegaram às 9h, quando fizeram a concentração na Praça do Tribunal Regional Trabalhista (TRT), em Cuiabá. No entanto, nas demais regionais (são 15 no estado) também houve greve geral com atos locais. Destaque para o município de Sinop, onde os sindicalistas fecharam a BR-163.

Confira mais fotos no facebook

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 29/05/2017 19:35:22


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3091-3100 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter