O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes do Nascimento, e o dirigente sindical Alex Ferreira, estarão de hoje (16) até 18 de agosto, em Correntina (1.200 km da capital Salvador - BA), para realizar oficina para os trabalhadores/as do Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado da Bahia (Sintec-BA) sobre o modelo de Financiamento da Educação desenvolvido pelo Sintep e Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).

O modelo é uma ferramenta que possibilita aos trabalhadores fiscalizarem e acompanharem os recursos federais, estaduais e municipais que chegam aos caixas do governo e averiguarem se o orçamento está sendo aplicado, conforme determina a lei. Os estudos possibilitam conhecimento para que sejam feitas adequações de rota nos investimentos realizados pelos gestores.

“Na maior parte das vezes os gestores promovem desvios de finalidades dos recursos.  Verificamos isso não apenas na educação, quando o governo paga inativos com recursos que deveriam ser investidos na educação, por exemplo, mas atitudes semelhantes na saúde e outras áreas”, esclarece Lopes que ressalta a importância de fiscalizar e monitorar o uso dos recursos públicos.

Essa é a terceira participação do Sintep-MT em oficinas sobre financiamento junto a sindicatos da Bahia. No mês de junho esteve no município de Lauro de Freitas e, em setembro, Campo Formoso.

Assessoria/Sintep-MT

*atualizada

Cuiabá, MT - 16/08/2017 15:58:50


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2941-2950 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter