O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) manifesta publicamente sua indignação contra a barbárie que tem sido cometida contra homens e mulheres do Campo. Um novo episódio registrado dia 16 de setembro revelou atos covardes contra lideranças e famílias campesinas, no município de Cláudia- MT.

O Assentamento 12 de Outubro, na BR 163 (Cuiabá/Santarém) foi alvo de um incêndio criminoso. Parte da reserva do assentamento foi queimada destruindo 50 lotes, derrubando casas e matando o gado de famílias assentadas há 10 anos no local. 

A área, que há uma década foi destinada ao assentamento de sem terras pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), abriga cerca de 187 famílias de assentados do MST, agora sobre ameaça de grileiros, que ocuparam indiscriminadamente parte da reserva do assentamento e intimidam diuturnamente as famílias que vivem no local. A região rica em madeira nativa é fruto da cobiça de fraudadores que se beneficiam pelo descaso das autoridades.

O Sintep/MT denuncia a inoperância dos órgãos segurança e defesa de direitos sociais como Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria de Segurança Pública, Ibama, Incra e Ministério Público Estadual e Poder Judiciário, que fecham os olhos às inúmeras denúncias registradas pelas famílias e pelas lideranças locais e estaduais.

Manifestamos nossa total indignação com o fato de que a violência no campo tem atingido índices alarmantes a olhos vistos com os assassinatos, coações e retirada de direitos daqueles e daquelas que sobrevivem autonomamente do que produzem em um pedaço de terra. 

É com muita indignação que cobramos dos governantes respeitos aos direitos humanos, bem como a execução de políticas pública e sociais que assegurem Justiça, a esses brasileiros e brasileiras.  

O modelo de desenvolvimento excludente, adotado no cenário nacional desde o golpe de 2015, tem favorecido a discriminação, o descaso e ausência de políticas sociais para as famílias campesinas. O favorecimento, benefícios e privilégios ao agronegócio, principalmente em Mato Grosso, está ceifando vidas sem que a sociedade se manifeste. Precisamos reagir e combater o descaso contra esta população que não tem sido devidamente assistida pelas políticas públicas.

A Direção

Sintep/MT, Livre, Democrático e de Luta!


Cuiabá, MT - 21/09/2017 12:01:14


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2881-2890 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter