O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza nesta terça-feira (19/12), a partir das 14 horas, na sede central, em Cuiabá, o “I Encontro com Estudantes da Regional Oeste I”, Baixada Cuiabana. O objetivo é debater e multiplicar conhecimento sobre o cenário promovido com as Reformas implantadas pelos governos federal e estadual.

Os estudantes das unidades estaduais da Baixada Cuiabana (Chapadas dos Guimarães, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Acorizal, Barão de Melgaço, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger e Cuiabá e Distrito da Guia), que registraram presença assídua nas mobilizações por direitos a Educação Pública e Gratuita, cobraram mais informações sobre o processo de desmonte do Estado brasileiro, apontado nas mobilizações dos profissionais da educação.

“Os estudantes são hoje os mais prejudicados com o retrocesso das conquistas sociais promovido pelo governo golpista. Mesmo muitos tendo conhecimento desses impactos querem o debate e mais esclarecimentos para levar para dentro do universo estudantil a necessária conscientização e juntos fazerem o enfrentamento”, esclarece o diretor regional da Oeste I, Ricardo Assis.

Assis lembra que as medidas implantadas tanto no cenário federal como estadual prejudicarão a atual e as futuras gerações. Com base nesse desmonte de direitos, o Encontro traz para discussão temas como a Reforma do Ensino Médio, a Reforma Trabalhista e a Reforma Previdenciária, com  o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento, e o  vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas de Mato Grosso (AME-MT), Gabriel Henrique.

A juventude tem registrado o elo mais significativo da luta, e tem demostrando isso desde os enfretamentos registrados na greve nacional de 2016, com forte repercussão no estado de Mato Grosso. Foram eles os protagonistas da unificação e resistência, com a ocupação das escolas. “É preciso que tenhamos mais formações para compreensão do quanto danosa serão as reformas para todos/as, em especial a classe trabalhadora”, defende Assis.

O Encontro terá ainda uma agenda cultural com a participação de grupos regionais de Poconé, Nossa Senhora do Livramento, com a dança dos Mascarados e o Siriri, além de apresentação musical com convidado de Chapada dos Guimaraes e o grupo de Capoeira com jogadores do Distrito da Guia.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 18/12/2017 13:00:52


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2701-2710 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter