Um total de 175 funcionários de escolas estaduais e municipais, da região de Rondonópolis, receberam neste mês de dezembro o certificado de profissionalização. Os formandos participaram durante dois anos, na modalidade Educação a Distância, do curso Profuncionário, nas habilitações de Alimentação Escolar e Infraestrutura Escolar. A partir da formação passam a integrar a carreira dos profissionais da educação pública nas redes estadual e municipais, desempenhando a função de educadores/as.

A formação foi uma exigência do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), desenvolvida em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT), prefeituras municipais. Ela obedece ao disposto no art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases n.º 9394/1996, conforme a Lei nº 12.014/2009 e ao disposto no parágrafo único do art. 62-A da Lei de Diretrizes e Bases. Garantindo aos funcionário o direito a profissionalização.

“A qualificação é resultado da luta sindical pela necessária profissionalização dos funcionários com objetivo de assegurar a qualidade socialmente referenciada da educação, nas escolas”, destaca o secretário de funcionários da subsede de Pedra Preta, Klebis Marciano Rocha dos Santos. O dirigente, ao lado da presidente da subsede, Altiva de Souza Rocha, e do diretor regional do Sintep/MT, Bartolomeu Basili Belmonte, fizeram o enfretamento junto aos órgãos responsáveis para efetivar a necessária formação

Segundo Klébis Santos, a cobrança para a implantação do curso foi intensa e consolidou com essa turma do Profuncionário, a última ofertada também para profissionais em contratos temporários. “Acreditamos que a qualificação deva anteceder o ingresso definitivo na atividade. Os/as funcionários/as devem ingressar na carreira da educação já formados como educadores nas funções que desempenharão”, diz. 

Para a formanda Cleonice Borges de Carvalho Viana, funcionária de uma escola municipal em Pedra Petra, concursada em 1998, a profissionalização foi mais do que um passo profissional, teve impactos significativos na vida pessoal. Atuava como contínua/merendeira e após 20 anos se qualificou para desempenhar a função de técnica de Infraestrutura Escolar. “É uma realização, fruto de muita luta e determinação”, afirma.

O curso atendeu aos municípios que integram a regional do Sintep/MT, em Rondonópolis. São eles:Pedra Preta, Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Itiquira, Guiratinga, Juscimeira, Tesouro, São José do Povo e Rondonópolis. 

Confira fotos no Facebook

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 19/12/2017 15:55:58


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2701-2710 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter