Os/as profissionais da Educação do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Almira Amorim, em Cuiabá, abriram as atividades desta segunda-feira (19.02), com uma palestra sobre a análise de conjuntura com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes. O debate integrou as atividades que antecedem o início do ano letivo da unidade e teve como foco os enfrentamentos de 2018 com a entrada em vigor das diversas reformas nos âmbitos federal e estadual, aprovadas no ano passado.

Lopes reforçou os impactos que os cortes orçamentários da Emenda Constitucional nº 95 (Teto dos Gastos) farão nos investimentos públicos e nas políticas sociais e lembrou o quanto a redução de recursos, somados ao fortalecimento da Reforma Trabalhista, estão comprometendo a carreira dos trabalhadores/trabalhadoras da educação, principalmente nas redes municipais, com o desmonte da carreira e a terceirização profissional.

O presidente analisou também a Reforma do Ensino Médio que, em breve, revelará os prejuízos na formação dos jovens, a partir de promessas de redução de currículo e de uma escola de período integral, que não assegura a educação integral.

Ele lembrou especificamente do público dos Cejas, que estão órfãos de direitos com a política estadual que fecha as unidades e desmonta um projeto bem sucedido.

“Mas do que tudo, agora nossas forças farão frente a esse projeto de reforma de Previdência, que visa impedir que ostrabalhadores/as tenham o direito de aposentar. Devemos ficar atentos a votação desse projeto e dizer aos deputados e senadores, que quem votar pela Reforma, não voltará”, destacou.

Ainda durante a participação na atividade do Ceja, Henrique Lopes, esclareceu dúvidas sobre Revisão Geral Anual (RGA), Concurso Público, Aposentadoria e outros temas.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 19/02/2018 14:09:47


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2621-2630 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter